Em visita a Votuporanga, a presidente estadual da Apeoesp, Maria Isabel de Noronha, falou sobre a ação para a Cidade FM
A presidente estadual, Maria Isabel de Noronha falou sobre a ação durante entrevista (Foto: A Cidade)
Aline Ruiz
No próximo dia 6 de abril, a Apeosep (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) lançará a Campanha pela Educação Pública de Qualidade no Estado São Paulo. Em visita a Votuporanga, a presidente estadual da Apeoesp, Maria Isabel de Noronha, acompanhada pela dirigente do órgão local, Luzelena Feitosa, falou sobre a ação em entrevista para a 94,7 Cidade FM.
Segundo Maria Isabel, os problemas da educação pública no estado de São Paulo vão muito além da questão salarial. “A campanha vai envolver aspectos como emprego, salário, condições de trabalho, um novo projeto arquitetônico que atenda necessidades pedagógicas de professores e estudantes, limite de 25 estudantes por classe, implementação da jornada do piso, valorização profissional, financiamento, gestão democrática, entre outros”, disse.
A presidente destacou que a campanha se articula com a luta contra a privatização da educação pública. “O governador Geraldo Alckmin que lançou o projeto contrato de impacto social, que visa passar a gestão das escolas para organizações sociais, como foi feito para a saúde, isso é uma privatização, porque terceiriza”, ressaltou.
A privatização é vista com preocupação pelo sindicato, completou Maria Isabel. “A educação precisa ter uma continuidade, não pode ser algo terceirizado, saúde e educação lidam com seres humanos e não com coisas. Esse contrato vai ser piloto em mais de 60 escolas na capital e na grande são Paulo, e nós vamos fazer uma luta contra isso. Queremos que o dinheiro que existe seja aplicado na escola pública, a população paga seus impostos e tem direito de receber a melhor educação possível”, disse.
A campanha que está sendo elaborada, de acordo com a presidente, contará com cartazes, folders, panfletos (que serão distribuídos nos bairros populares e nas escolas), vídeos, webconferências, cartilha, veiculações em redes sociais e mídias alternativas e outros meios.