Após realização de laudo pericial técnico, intervenções terão o objetivo de avaliar as condições estruturais da ponte para liberação do tráfego
(Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Após a realização de laudo pericial técnico, a partir desta terça-feira (20), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciará trabalhos específicos na ponte da Rodovia Péricles Bellini (SP 461), para que sejam avaliadas alternativas ao restabelecimento do tráfego pelo local - operação que é prioritário para o órgão estadual neste momento.
Em explicação técnica, será realizado um corte longitudinal no local da emenda da laje da ponte de concreto que cedeu. Após esta ação, um engenheiro especializado em obras de arte (pontes e viadutos) fará a análise da estrutura preservada, verificando a possibilidade de liberação do tráfego no local com toda segurança. A expectativa é que os serviços de corte, realizado com fio diamantado, tenha duração de cinco dias a uma semana.
Após esta análise da ponte intacta, o DER almeja constatar a estabilidade da construção, para que o tráfego possa ser restabelecido com total segurança aos motoristas.
A partir desta constatação, de boas condições estruturas, a liberação da pista poderá ser preparada com a execução de adequação dos guarda-corpos e de outros dispositivos de segurança, como sinalização (placas e pintura de solo) e lombadas para controle da velocidade. O desvio deverá ser operado em esquema de mão dupla (uma faixa para cada sentido) e melhorará os deslocamentos da população da região.