O ex-deputado Renato Simões, membro da Executiva Nacional, visito Votuporanga ontem, quando lanço o “Comitê Popular”
Rosa Maria Chiquetto, presidente do PT local, e o ex-deputado Renato Simões (Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o intuito de expandir na região os “Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato”, o ex-deputado e atual membro da Executiva Nacional do PT, Renato Simões, visitou Votuporanga ontem. Na sede do Diretório Municipal do Partido do Trabalhadores, o ex-parlamentar fez o lançamento do comitê na região.
Em conversa com A Cidade, Renato explicou que atualmente há cerca de 2 mil comitês populares mapeados pelo PT Nacional. São comitês municipais, regionais e setoriais que mantêm “viva essa luta a favor do processo democrático e que pressupõe o direito do presidente Lula de disputar as eleições de outubro”.
Na visão o ex-deputado, o atual momento é de “exceção autoritária no país”. Ele explicou que o partido e os aliados não reconhecem a legitimidade “do golpe que afastou a presidenta Dilma, em 2016, e também não concordam com a agenda neoliberal do presidente Michel Temer, que não foi referendada pelas urnas”. “Nesse momento, o papel dos comitês populares é organizar em cada município o debate sobre a situação política do país e a exigência da manutenção do sistema democrático e do direito do presidente Lula disputar as eleições”, contou.
Renato falou ainda sobre o ataque que a caravana de Lula sofreu recentemente. Ele disse lamentar profundamente o crescimento da violência política no país, e que isso é típico de momentos autoritários da história, em que acontecem a intolerância e atitudes fascistas como as que vitimaram a vereadora Marielle Franco. “Essa escalada da violência política no Brasil precisa ser detida com uma firme ação dos órgãos de segurança, mas principalmente com o resgate do processo democrático”, comentou.
Para Rosa Maria Chiquetto, presidente do Diretório Municipal do PT, a presença de Renato Simões na cidade é bastante importante para que esclarecimentos sejam feitos. “Apesar de estarmos acompanhando diariamente tudo o que acontece, é bastante relevante termos aqui na cidade uma liderança importante e que nos traz uma palavra ainda mais realista, já que ele está perto de tudo”, disse.