Quase 40 pessoas são vítimas de escorpião em um mês na cidade; dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria
Somente neste mês, um total de 39 pessoas foi picada por escorpiões em Votuporanga (Arantes/Universidade de São Paulo)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Os acidentes com animais peçonhentos estão se tornando frequentes em Votuporanga. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, até o momento, foram registradas 127 notificações entre escorpiões, aranhas, abelhas e cobras. Somente neste mês, 39 pessoas foram picadas por escorpiões no município.
No total deste ano, a Secretaria registrou 116 acidentes com escorpiões, seis com abelhas, cinco com aranhas e nenhum com cobras.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o calor e a umidade são fatores importantes que propiciam condições ambientais favoráveis para a reprodução de escorpiões. “A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez), realiza as ações de prevenção periodicamente. Manter os quintais e casas limpos e sem entulhos continua sendo a melhor maneira de evitar o aparecimento”, explicou.
A pasta orientou que, de acordo com o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, a utilização de agentes químicos para dedetização é ineficaz.
“Isso se deve ao hábito dos escorpiões se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões e em locais onde muitas vezes o veneno não entra e não os atingem; somado a habilidade de sobrevivência que desenvolveram, permanecendo meses sem se movimentar e com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período”, explicou.
Como evitarO coordenador do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses, o biólogo Nilton Santiago, afirmou que o manejo ambiental é a estratégia mais segura e eficaz para se evitar o surgimento dos animais. “O morador é responsável por manter sua casa limpa, organizada e em boas condições. Entulhos, materiais de construção, pedras e madeiras, constituem o ambiente ideal, com umidade e escuridão, propícios ao esconderijo dos escorpiões”, destacou.
MunícipesCaso o munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, a orientação é que faça contato telefônico também por meio do 0800 770 9786, para efetivar a notificação, mesmo que não ocorra acidentes. “Dessa forma, o serviço terá condições de atender a cada um dos casos, por meio de orientações”, informou a Secretaria da Saúde de Votuporanga.
AcidentesEm caso de picada, a pasta orienta que a pessoa lave o local com água e sabão, sem torniquete, e dirija-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na Zona Norte.