De acordo com o prefeito João Dado, as obras de adaptação devem ter início ainda neste ano, após alguns projetos
O chefe do Executivo informou que são mais de 28 mil m² de terreno para a implantação do novo serviço (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Após um ano de negociações, o prefeito João Dado assinou a escritura da esperada área em que o Centro de Proteção da Vida Animal, que abrigará o Recanto dos Focinhos, será instalado. De acordo com o prefeito, as obras de adaptação devem ter início ainda neste ano, após projetos arquitetônicos e de reflorestamento.
O chefe do Executivo informou que são mais de 28 mil m² de terreno para a implantação do novo serviço na cidade. João Dado explicou que “esse terreno que assinamos a escritura tem 28,7 mil metros quadrados. Ou seja, é outra realidade, é outra possibilidade de conseguirmos viabilizar esse espaço para proteção da vida animal. Hoje, estamos comemorando quase um ano de negociações. É um local ideal para nós implantarmos o Centro de Proteção da Vida Animal, aonde vão ser feitas cirurgias, bem como o Recanto dos Focinhos, que é o abrigamento desses animais que são retirados das ruas”.
O Centro de Proteção da Vida Animal, que abrigará o Recanto dos Focinhos, estará localizado ao lado do Centro de Zoonoses, no 6º Distrito Industrial. “Nesse terreno já há um barracão em estrutura metálica com 700 m² que nós vamos trabalhar rapidamente nas obras de adaptação pra ele poder abrigar muito rapidamente animais que sejam recolhidos nas ruas. A seguir, vamos ter outras obras, quem sabe em parceria com a fundação educacional de Votuporanga para que aqueles animais que são operados possam receber o período de quarentena para se tornarem saudáveis novamente. Então, é um passo gigantesco para consolidar aquela legislação que foi consolidada no ano passado de proteção da vida animal”, afirmou o prefeito.
João Dado ainda afirmou que o local vai abrigar baias para animais de pequeno e grande porte e animais silvestres para cooperar com o trabalho da Polícia Ambiental.
O terreno foi adquirido por meio de permuta com um terreno da Prefeitura de mais de 2,2 mil m². Dessa forma, o Executivo devolveu R$152,9 mil aos proprietários da área em que será instalado o Centro de Proteção da Vida Animal, sendo que R$ 92 mil foram de entrada e o restante com 90 dias de prazo. Uma lei municipal que trata sobre essa negociação foi aprovada recentemente pela Câmara Municipal dos Vereadores. “Tentamos adequar a questão financeira do município para a aquisição que foi feita”, explicou o prefeito.