Escolas municipais, Unidades de Saúde e outros órgãos da Administração desenvolveram ações em defesa às mulheres
Em Votuporanga, o 8 de março foi comemorado desde as primeiras horas da manhã até o final do dia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Em Votuporanga, o 8 de março foi comemorado desde as primeiras horas da manhã até o final do dia em diversas unidades da Prefeitura. O prefeito João Dado, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Mônica Pesciotto de Carvalho, participou de um café da tarde na sede da Secretaria de Direitos Humanos, em homenagem às colaboradoras e às mulheres que participam do Votuporanga em Ação.
Na saúde, o grupo de cerca de 30 mulheres que integram as aulas da Academia da Saúde, do polo São João, reuniu-se na Praça Ademar de Barros, em frente a Unidade de Saúde “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, para uma série de atividades físicas e orientações nutricionais visando a promoção da saúde. A ação contou com a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Leste e Oeste.
A mesma ação foi realizada na Unidade de Saúde de Simonsen “Joaquim Belarmino Vieira", reunindo aproximadamente 20 mulheres que também comemoraram a data de forma bastante ativa. A Academia da Saúde é um programa gratuito lançado pelo Ministério da Saúde, realizado em parceria com os municípios, promovendo atividades físicas e práticas corporais em espaços públicos, sempre com a orientação de profissionais qualificados.
Nas escolas municipais, o assunto foi trabalhado em sala de aula de diversas maneiras. Em algumas unidades, os alunos elaboraram materiais para entregarem às mulheres da família. Em outras, como no CEM “Profº Valdir Gonçalves de Lima” e no Cemei “Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, ambas no Residencial Bortoloti, as mulheres responsáveis pelos alunos foram homenageadas de forma diferente.
No CEM “Profº Valdir Gonçalves de Lima”, a equipe gestora preparou uma gincana envolvendo a comunidade denominada como “Gol de Placa”, onde o gol representou todos os ganhos e conquistas das mulheres na sociedade. As mulheres que participaram também ganharam um kit contendo brindes e material informativo com orientações sobre combate à violência contra mulher.
Nos horários de intervalo, as funcionárias da escola também receberam homenagens. Esta segunda ação teve como embasamento o lema da campanha “We can, do It”, que além de discutir sobre a história com todos os profissionais, as mulheres também reproduziram a imagem da personagem que estampou o cartaz da época que marcou a figura feminina durante a Segunda Guerra Mundial.
Já na unidade de ensino infantil “Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, as mães que levaram os filhos à escola foram gentilmente recebidas com frases que estavam em uma caixa. Após a leitura, cada mulher fixou a mensagem em um mural para que outras também tivessem oportunidade de refletir sobre as mensagens.
Na área social, o CRAM (Centro de Referência no Atendimento à Mulher) ofereceu um café da manhã às mulheres atendidas pelo órgão com intuito de fortalecer a autoestima e discutir sobre o tema. O órgão realiza atendimento às mulheres vítimas de violência e seus familiares e trabalha com estratégias de enfrentamento e superação da situação. Durante os trabalhos desenvolvidos com as vítimas, a equipe técnica procura entender as situações vivenciadas por elas para que as novas gerações não repitam esse ciclo de atos violentos.
O CRAM está localizado na Rua São Paulo, 2959, bairro Patrimônio Velho e atende pelo número (17) 3423-5367. Denúncias de agressão contra mulheres também podem ser registradas pelo Disque 180.
Ainda na área social, o tema também foi discutido nos grupos de famílias atendidas pelas três unidades dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). No Centro Dia do Idoso, as os assistidos também participaram de atividades alusivas à data que estimularam o processo cognitivo.