Secretaria Municipal da Saúde alerta para conter o surgimento dos moluscos; saiba como fazer o descarte correto
A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que em caso de aparecimento do molusco, o munícipe deve informar a pasta (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Com o período de chuvas de verão, a população deve se preocupar com outro problema: o aparecimento dos caramujos nas casas. Para conter o surgimento desses moluscos, a Secretaria da Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses, o Secez, orienta que o ambiente seja mantido limpo, livre de matéria orgânica e lixo, que são fonte de alimento do caramujo.
“Os agentes comunitários de saúde e de endemias realizam visitas para orientação dos moradores, informando quanto ao correto manejo ambiental dos quintais, reforçando sobre os cuidados necessários ao recolher os caramujos”, informou a pasta.
Sobre a remoção dos caramujos dos quintais, o Secez explicou que deve ser feito com auxílio de luvas, sacolas plásticas ou pá para impedir o contato direto com o molusco. Em seguida, deve acondicioná-los adequadamente em sacolas plásticas ou sacos de lixo para serem recolhidos pelo serviço de coleta de lixo.
“Vale destacar que antes do descarte, os caramujos devem estar mortos. O descarte correto das conchas evita ainda a criação de mosquitos Aedes aegypti, pois, após sua morte a permanência das carcaças no quintal pode acumular água, tornando-se criadouros potenciais do vetor”, explicou.
A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que em caso de aparecimento do molusco, o munícipe deve informar a pasta. Ela ainda orientou que em caso de dúvidas, o telefone para contato é o 0800-770-9786.
DoençasDe acordo com informações da Fundação Osvaldo Cruz, os moluscos quando contaminados podem transmitir a meninigite eosinofílica e angiostrongiliase abdominal (perfuração intestinal) por meio do contato dos caramujos com alimentos que poderão ser ingeridos pelo ser humano. “Por este motivo, é importante que os alimentos sejam bem lavados e de preferência cozidos”, orientou a Secretaria Municipal da Saúde.