A Santa Casa destacou que a maternidade é referência, com toda a estrutura necessária para assistência à mamãe e ao bebê
Na maternidade do SUS, a Santa Casa tem 14 leitos, sendo oito deles alojamento conjunto (Foto: A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
De janeiro até março, 470 bebês nasceram na Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga. No mesmo período, foram realizados 456 partos: são 220 meninas e 250 meninos. Foram registrados 77 partos normais e 379 cesáreas.
A Santa Casa destacou que a maternidade é referência para o município e região, com toda a estrutura necessária para assistência à mamãe e ao bebê, inclusive com suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
Na maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS), são 14 leitos, sendo que oito deles tratam-se de alojamento conjunto (quando mãe e recém-nascido permanecem juntos, fortalecendo ainda mais a relação afetiva) e 16 de leitos na Ala José Delgado (convênios e particulares).
O hospital também incentiva o parto normal humanizado. Para isso, a unidade tem o quarto PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), específico para este atendimento. “Temos todo suporte de Centro Cirúrgico que oferece todas as condições para o nascimento do bebê em um ambiente confortável, com presença de acompanhante e assistência necessária”, destacou.
Já a equipe de trabalho é multidisciplinar para atendimento a grávidas, para assisti-las em todos os aspectos clínicos e psicológicos. Os profissionais passam por capacitações frequentemente, sendo, inclusive, no momento, qualificados pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima infância. “Um diferencial também na Santa Casa é a atuação da doula inclusive em partos do SUS, profissional que orienta e assiste a nova mãe no procedimento. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e físico”, apontou a unidade de saúde.
Questionada se a maternidade precisa de melhorias, a Santa Casa respondeu que conta com boa infraestrutura e recursos humanos especializados, mas diante do número de atendimentos diários, a instituição necessita constantemente de recursos “em busca de melhorias para beneficiar nossos pacientes”. “Não medimos esforços em proporcionar um hospital mais humanizado, com instalações equipadas, estruturadas e profissionais capacitados”, concluiu a Santa Casa.