O prazo para tirar o título de eleitor, fazer a transferência do documento ou revisão de dados termina na quarta (9)
Prazo está terminando: hoje o Cartório Eleitoral de Votuporanga funciona das 9h às 17h (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Termina na quarta-feira (9) o prazo para alterar e regularizar o título de eleitor, por isso o Cartório Eleitoral de Votuporanga está trabalhando em horário diferenciado para atender todos cidadãos.
O chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, Robson de Oliveira, alertou que o prazo para tirar o título de eleitor, fazer a transferência do documento ou revisão de dados termina na quarta-feira (9). Na cidade, desde o dia 23 de abril o Cartório atende em horário estendido, das 9h às 18h. No final de semana passado, assim como no feriado do Dia do Trabalhador, o órgão também funcionou.
Neste domingo (6) o Cartório funciona das 9h às 17h – no sábado atendeu no mesmo período. Já durante a semana, o atendimento será das 9h às 18h. “Quarta, dia 9, é o último dia porque o cadastro eleitoral fecha 150 dias antes do primeiro turno da eleição. Como o pleito será no dia 7 de outubro, o cadastro fecha dia 9”, observou.
Até hoje o Cartório Eleitoral está atendendo por agendamento. Amanhã, terça e quarta-feira (9) o atendimento será feito por ordem de chegada.
Em relação à biometria, Robson lembrou que não é obrigatória em Votuporanga, Álvares Florence, Parisi e Valentim Gentil. “Inclusive, gostaria de pedir para os eleitores que só precisam atualizar a biometria que não venham agora, porque é um período tumultuado e com certeza teremos fila nesta semana”, falou.
O chefe do Cartório explicou que os eleitores que pretendem fazer a biometria podem procurar o órgão posteriormente, quando o atendimento voltará a ser agendado. “Não há necessidade de ficar na fila somente por conta da biometria”, falou.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. O cidadão que não estiver em dia com suas obrigações eleitorais pode sofrer algumas sanções, como não poder tirar passaporte, não participar de concursos públicos ou se matricular em universidade pública, portanto o documento é considerado bastante importante.