A previsão é do secretário de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, Jair de Oliveira, em entrevista à Cidade FM
Jair de Oliveira adiantou que o próximo cruzamento a receber o equipamento será o da rua Ivaí com a Tibagi (Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Segundo previsão do secretário de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, Jair de Oliveira, as ruas da cidade devem ganhar mais seis semáforos em um ano, além dos 53 dispositivos já existentes no município. A afirmação foi feita na tarde de ontem em entrevista à Cidade FM.
De acordo com o secretário, os semáforos fazem parte de um projeto e estudos técnicos estão sendo feitos para apontar os locais em que os dispositivos devem ser instalados.
Jair de Oliveira adiantou que o próximo cruzamento a receber o equipamento será o das ruas Ivaí e Tibagi. “A cidade está exigindo mais semáforos, porque a cidade está crescendo. O cruzamento das ruas Ivaí e Tibagi já registrou acidentes graves e com mortes. Estamos pensando em colocar um semáforo recuado na rua Tibagi, nos moldes da rua Bahia com a Alagoas. Com o semáforo vai reduzir ainda mais a velocidade, porque já existe um radar naquele ponto, mas é insuficiente”, explicou o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança.
Os últimos semáforos instalados foram os do cruzamento das ruas Pernambuco e Rio de Janeiro. Os dispositivos foram instalados após diversos acidentes de trânsito serem registrados naquele local. Além desse cruzamento, neste ano, foram instalados semáforos no cruzamento das avenidas Wilson de Souza Foz e José Marão Filho e no cruzamento das avenidas João Gonçalves Leite, Pansani e Dos Bancários.
No ano passado, foram instalados os dispositivos no cruzamento das ruas Goiás e Das Bandeiras, além do cruzamento das ruas General Osório e Tocantins, que também registrou acidentes de trânsito.
Maio AmareloO secretário de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, Jair de Oliveira, acompanhado do diretor de Trânsito e Fiscalização, José Ferrari Neto, reforçou durante a entrevista a campanha Maio Amarelo que ocorre em todo o país com o objetivo de chamar a atenção de todos para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e propor uma condução mais defensiva e segura.
Jair de Oliveira reforçou os dados do Infosiga-SP, que apontam que 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana.
“Temos 1.200 acidentes, em média, por ano. Dois condutores no mínimo por acidente, o que seria 2.400 pessoas. Numa conta ligeiramente pensada, isso é menos de 3% de 95 mil habitantes. É uma minoria que se envolve em acidente. É possível não se envolver em acidente, só basta respeitar o trânsito”, afirmou o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança.
De acordo com o diretor de Trânsito e Fiscalização, as ações são realizadas nas ruas, nas escolas e em empresas. “Nós estamos com parceria com o Tiro de Guerra e os agentes de trânsito, que estão distribuindo materiais com dizeres importantes, como usar cinto de segurança, cuidado no transporte de crianças, que beber e dirigir é crime, para respeitar vagas exclusivas para idosos e deficientes e respeitar o pedestre. Temos os kits que são distribuídos nas escolas, que é o nosso foco esse ano, além dos condutores da cidade. Nós temos uma preocupação com os futuros condutores”, explicou José Ferrari Neto.