Segundo a Secretaria da Fazenda, a soma dos seis primeiros meses de 2018 foi 5,47% superior ao mesmo período do ano passado
Segundo a Secretaria da Fazenda, a retratação econômica interferiu na arrecadação do ICMS (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um tributo bastante importante para os municípios é o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), já que os recursos servem para melhorias em áreas como educação e saúde. Nos primeiros seis meses do ano, Votuporanga arrecadou mais de R$ 17 milhões do ICMS.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, nos seis primeiros meses do ano a arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foi de R$ 17.448.148,13. A soma dos seis primeiros meses de 2018 foi 5,47% superior ao mesmo período do ano passado. O recurso, explicou, é revertido em melhorias e benefícios para a comunidade, tais como educação, saúde, encargos e demais despesas do município.
Ao jornal A Cidade, o secretário da pasta, Diogo Mendes Vicentini, disse que a retratação econômica por que passa o país, somada a movimentos que impedem mesmo que momentaneamente o desenvolvimento do comércio, da indústria, serviços e outros, interferem na arrecadação do ICMS. “Este repasse nunca é suficiente para as necessidades, mas procuramos fazer o uso da maneira mais eficiente, de forma a cumprir o nosso fluxo de caixa”, falou.
Sobre as finanças do município, Vicentini pontua “sem aumentar as alíquotas (no IPTU apenas 2,53%), através da eficiência na arrecadação, conseguimos atingir índices razoáveis, complementados pelas conquistas do prefeito João Dado junto aos governos Federal e Estadual e a conquistas de emendas, além de parcerias público-privadas”.