No dia 7 de outubro, os eleitores têm o compromisso com o primeiro turno das eleições 2018
O chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, Robson Oliveira, esteve na Cidade FM e falou como serão as eleições 2018 (Foto: Fábio Ferreira/A Cidade)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
No dia 7 de outubro, os eleitores têm o compromisso com o primeiro turno das eleições 2018, que elegerá presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Caso tenha segundo turno, o compromisso segue também para o dia 28. O chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, Robson Oliveira, esteve na Cidade FM e falou sobre como serão as eleições e os direitos e deveres dos eleitores.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em toda a Zona Eleitoral são 85.763 eleitores aptos a votar, sendo 69.691 de Votuporanga, 4.068 eleitores de Álvares Florence, 2.433 de Parisi e 9.571 de Valentim Gentil. Não pode votar quem está com o título suspenso, cancelado ou quem não ainda não tirou o título.
No dia da eleição, Robson Oliveira orientou para que o eleitor leve anotado os números dos candidatos escolhidos. “Nesta sexta-feira tem início o horário obrigatório, então a gente já solicita que os eleitores se programem. É uma quantidade grande de votos, são seis, então a gente sugere ao eleitor que leve anotado os números dos candidatos, mas não pode ser em celular, porque não entra na cabine de votação para não correr o risco de violar o sigilo do voto. Os conhecidos santinhos podem entrar, mas desde que seja uma manifestação silenciosa e pessoal”, explicou.
Durante a votação, o chefe do cartório também afirmou que é proibida qualquer atitude que atrapalhe a liberdade de escolha do eleitor. “Não pode ter comício, passeata, carro de som, aglomeração de pessoas orientadas por candidato ou portando roupa específica. Sobre os santinhos nas ruas no dia da eleição, fazemos a conscientização dos candidatos, porque prejudica o próprio meio ambiente e gera o risco para o próprio eleitor, como acidentes. Aqui, conversamos com a Polícia Militar e com os órgãos da Prefeitura para tentar tomar medidas para coibir essa prática. Nós temos que identificar quem jogou no local, não podemos punir genericamente. Nessa eleição, essa é uma questão de responsabilidade do Tribunal”, disse.
Quem não comparecer, deve justificar a ausência no dia em qualquer local de votação do país ou em até 60 dias depois da eleição, no Cartório, mediante requerimento. O eleitor deve ter a comprovação do motivo que o impediu de votar. “Quem não justificar fica em aberto a multa de R$ 3,51 por cada turno e fica sem quitação eleitoral. O eleitor não pode tirar passaporte, fazer matrícula em faculdade, empréstimo em banco público e outras consequências que a não quitação acarreta”, explicou.
Quem não votar no primeiro turno, pode votar no segundo, porque os turnos são independentes. Neste ano, os transportes rurais estão sendo solicitados e as rotas serão divulgadas em breve. O horário da votação é das 8h às 17h. “O acesso a escola é fechado às 17h. Quanto ao local de votação, o eleitor pode ir até o Cartório Eleitoral que fazemos a consulta, além de pesquisar no site do TSE. No dia, o Cartório estará aberto”.
Questionado sobre a segurança das urnas eletrônicas, Robson Oliveira afirmou que “o Tribunal nos passa várias camadas de segurança, então é muito difícil transpor todas as camadas a ponto de criar um problema, porque a principal coisa é que a urna não tem conexão com a internet e a única conexão externa que tem é o cabo de energia que liga na tomada. A partir do momento que os dados são gravados na mídia de resultado, a mídia só consegue ser lida pelo programa lacrado da Justiça Eleitoral. Existem muitas camadas de segurança e todo o conjunto garante a segurança da votação e transmissão”.
Nesta eleição, o Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral garantiram uma novidade, o aplicativo e-Título. “O eleitor vai poder baixar o aplicativo e apresentar o título eletrônico para votar, desde que ele já tenha feito a biometria, mas continua sendo necessário apresentar o documento com foto. O cadastro encerrou no dia 9 de maio, então o recadastramento da biometria retoma depois da eleição, no dia 5 de novembro”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, Robson Oliveira.