De acordo com dados da Secretaria da Saúde de Votuporanga, os números de casos da doença diminuíram no município
Segundo a pasta, é importante que as pessoas acometidas pela varicela permaneçam em casa (Foto: Reprodução)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde de Votuporanga, os números de casos de catapora diminuíram no município. Neste ano, até o momento, foram registrados 59 casos positivos da doença. Em todo o ano passado, foram confirmados 209 registros. Já no ano retrasado, Votuporanga passou por surto da doença com mais de 500 pessoas acometidas pela varicela.
A catapora, que é caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas vermelhas na pele, espalhadas pelo corpo, que causam coceira e outros sintomas, tem um alto grau de transmissibilidade. O contágio ocorre por meio das vias respiratórias e pelo contato com objetos contaminados pelo líquido das lesões.
Segundo a Secretaria de Saúde, é importante que as pessoas acometidas pela varicela permaneçam em casa, de repouso, por pelo menos uma semana. “Aos primeiros sintomas, deve-se procurar um serviço de saúde para que o médico possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença”, explicou em nota.
A Secretaria ainda informou que todos os casos notificados de varicela são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. “Os principais sintomas da doença são febre, mal-estar, falta de apetite e dor de cabeça. Em seguida, surgem as lesões na pele que se apresentam por meio de manchas avermelhadas”.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e integra o calendário de rotina mediante duas doses, sendo a primeira para bebês de 15 meses (um ano e três meses) e a segunda dose para crianças com idade entre 4 e 6 anos.