Segundo os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os números são referentes ao primeiro trimestre deste ano
Votuporanga recebeu mais de 500 veículos zero quilômetro transitando nas vias públicas (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
O número de veículos zero quilômetro registrados em Votuporanga neste ano teve um aumento considerável em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo os dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a pedido do jornal A Cidade, no primeiro trimestre deste ano foram lacrados 524 veículos novo.
Do total, o Detran contabilizou de janeiro a março deste ano 134 veículos registrados do tipo Leve 1 (ciclomotor, motoneta, motociclo, triciclo e quadriciclo), 113 foram lacrados como Leve 2 (micro-ônibus, camioneta, caminhonete, utilitário), registrados como Leve 3 (automóvel) foram 223, já lacrados com caminhão houve dois e 52 veículos como reboque.
Analisando os números divulgados pelo Detran, é possível notar que os registros de veículos zero no primeiro trimestre do ano passado foi menor. No total, foram 450 veículos cadastrados, sendo 142 registrados como ‘Leve 1’, 86 veículos foram como ‘Leve 2’, lacrado como ‘Leve 3’ foram 179, como caminhão foram sete e 36 como reboque.
Ainda verificando as informações do Detran, em dezembro do ano passado, Votuporanga teve 207 veículos zero quilômetro cadastrados, onde 43 foram do tipo ‘Leve 1’, 33 foram como ‘Leve 2’, cadastrados como ‘Leve 3’ houve 95, já como caminhão foram 12 veículos e, por fim, 24 veículos foram lacrados como reboque.
Os números mostram que em três meses o município recebeu mais de 500 veículos novos transitando nas vias públicas.
Trânsito
Segundo o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, Jair de Oliveira, diversas estratégias têm sido adotadas para controlar o trânsito na cidade, “entre elas, as campanhas educativas e preventivas, visando a sensibilização de condutores de veículos, pedestres, mototaxistas, taxistas, motoristas de van, ônibus e micro-ônibus, ciclistas e demais meios de transportes, como é o caso da campanha ‘Maio Amarelo’, que foi lançada nesta sexta-feira na cidade”.
“Votuporanga possuía 48 conjuntos semafóricos em 2017 e hoje possui 62. No que tange a congestionamento, o semáforo é o ideal, porque regulamenta e dá o tempo justo para cada uma das vias. Além de não congestionar, acabaram os acidentes em pontos que haviam acidentes. Essas ações foram positivas nesses dois últimos anos para melhorar o trânsito da nossa cidade”, concluiu o secretário.