O A Cidade questionou nomes, idades, cargos e atitudes dos trabalhadores, porém o Executivo não repassou essas informações
A Prefeitura Municipal informou que os detalhes das investigações devem ser preservados (Foto: A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Para investigar possíveis condutas inadequadas de servidores públicos municipais, a Prefeitura de Votuporanga abriu oito processos de sindicâncias contra trabalhadores.
Na primeira sindicância, um memorando da Secretaria Municipal da Saúde encaminhado à Corregedoria da Procuradoria Geral do Município solicita providências quanto às condutas funcionais de servidores lotados no Laboratório Municipal.
Em outro processo, é relatada conduta funcional de uma servidora que ocupa cargo de agente comunitária de saúde. O terceiro, o quarto e o quinto investigarão condutas de três agentes de saúde.
Na sexta investigação, um ofício encaminhado da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) relata conduta funcional de um servidor que ocupa o cargo de agente técnico operacional. O penúltimo processo também leva em consideração um ofício encaminhado da Saev Ambiental e investigará outro agente técnico operacional.
Na oitava e última sindicância, um memorando encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação relata conduta funcional de um servidor.
Todos os processos devem estar concluídos no prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período caso seja necessário. De acordo com as portarias, as possíveis atitudes dos trabalhadores contrariam, em tese, a legislação, por isso a necessidade da apuração “respeitando-se, todavia, o direito do contraditório e da ampla defesa”.
No total, são oito sindicâncias, no entanto uma delas – a do Laboratório Municipal – investigará a atitude de mais de um servidor, portanto mais de oito trabalhadores terão suas ações investigadas pela Administração Municipal.
O jornal A Cidade questionou nomes, idades, cargos ocupados e as atitudes dos trabalhadores, porém o Executivo não repassou essas informações. A Prefeitura de Votuporanga informou que os detalhes das investigações devem ser preservados, bem como o direito dos envolvidos ao contraditório e ampla defesa. “Todos os processos disciplinares podem resultar desde o arquivamento, passando por advertência e suspensão, até exoneração”, explicou o Poder Executivo.