Os números foram divulgados pela Polícia Militar a pedido do A Cidade; os dados são referentes a janeiro, fevereiro, março e abril
Segundo os dados, o mês de janeiro e abril deste ano foram os que obtiverem o maior índice de acidentes (Foto: A Cidade)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
O número de acidentes de trânsito registrados no perímetro urbano de Votuporanga sofreu uma leve queda em comparação com os meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano com 2018. Segundo os dados divulgados pela Polícia Militar a pedido do jornal A Cidade, o município registrou 456 ocorrências em 2019.
Fazendo uma análise com os números do mesmo período do ano passado, a cidade obteve uma redução baixa correspondente a oito acidentes de trânsito, quando foram contabilizados um total de 464 ocorrências desta natureza.
Ainda conforme as informações repassadas ao A Cidade pela polícia, neste ano, os meses de janeiro e abril foram os que obtiverem o maior índice, quando registraram 121 acidentes de trânsito cada. Além disso, os acidentes de trânsito com vítimas (quando há ferimentos de qualquer gravidade) são os mais recorrentes.
Questionada sobre ações para conscientizar motoristas e prevenir acidentes, a Polícia Militar informou que realiza operações chamadas “cavalo de aço com o objetivo de fiscalizar e orientar motociclistas, operação direção segura e integrada para realização de fiscalização e orientação de condutores com indícios de ingestão de bebida alcoólica, além de palestras sobre direção preventiva”.
Segundo o Denatran e IBGE, Votuporanga possui uma frota de 84.349 veículos para uma população estimada de 93.736 pessoas, ou seja, uma proporção de veículos de 0,89 por pessoa, e mesmo com este aumento significativo de veículos, houve a manutenção dos índices de acidentes de trânsito no município, fruto do trabalho de fiscalização e prevenção realizados pela instituição.
Maio Amarelo
Além de ações de prevenção, Votuporanga, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, realiza todo ano a campanha ‘Maio Amarelo’. Neste ano, a ação foi lançada no último dia 10 e teve como tema “No trânsito, o sentido é a vida”, que reforça a ação “4P – Pare Para o Pedestre Passar”.
A campanha está sendo realizada pelo quinto ano consecutivo na cidade e faz parte de um convênio entre a Prefeitura, Governo do Estado de São Paulo e Detran SP (Movimento Paulista de Segurança no Trânsito).
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.