Encontro contará com a presença do arquiteto e urbanista Nabil Georges Bonduki, ex-vereador e secretário em São Paulo
O arquiteto e urbanista Nabil Georges Bonduki ministrará uma palestra em Votuporanga na conferência de terça-feira (Foto: Reprodução/CAU-PR)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o objetivo de promover a troca de experiencia entre representantes das cidades do interior, Votuporanga sedia a 1ª Conferência sobre o Plano Diretor das Cidades do Noroeste Paulista. O encontro será realizado na terça-feira (21), a partir das 13h30, no Centro de Convenções Nelson Camargo.
As inscrições são feitas pelo site sympla.com.br/1a-conferencia-sobre-os-planos-diretores-das-cidades-do-noroeste-paulista.
De acordo com a Pró-Associação de Arquitetos e Urbanistas de Votuporanga e Região, que organiza a conferência, além de Votuporanga, representantes de mais quatro cidades (Catanduva, Fernandópolis, Jales e São José do Rio Preto) participarão do encontro. “Na oportunidade, ressaltaremos o sucesso e insucesso de pontos implantados no plano diretor, assim teremos uma visão de melhoramento para os nossos municípios”, explicaram.
Serão realizadas duas palestras. A primeira com o professor-doutor Luiz Antônio Nigro Falcoski (de Catanduva) e depois com o também professor-doutor Nabil Bonduk (de São Paulo).
Nabil Georges Bonduki é um arquiteto, urbanista, professor universitário e político brasileiro. É professor titular de Planejamento Urbano da Universidade de São Paulo e professor visitante na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Exerceu mandato de vereador na Câmara Municipal de São Paulo entre 2001 e 2004 e entre 2013 e 2016, tendo papel fundamental da elaboração do Plano Diretor Estratégico de São Paulo em 2002 e 2014. Foi secretário municipal de Cultura de São Paulo e é colunista de órgãos de imprensa como Carta Capital e Folha de S. Paulo. Já Falcoski é doutor em Arquitetura e Urbanismo, mestre e Coordenador na UFSCar.
Entre outras questões, os dois palestrantes destacarão suas vivencias na pratica, o dia a dia urbano e seus pontos conflitantes.
Plano Diretor
Visando atender às disposições dos artigos 182 e 183 da Constituição Federal e da Lei Federal nº 10.257/2001 – Estatuto da Cidade, a Prefeitura de Votuporanga iniciou, em novembro de 2018, o processo de Revisão do Plano Diretor Participativo, instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana dos municípios.
Durante o processo, que deverá se estender por 12 a 15 meses, serão avaliadas e atualizadas as diretrizes de desenvolvimento municipal estabelecidas no Plano Diretor Participativo aprovado em 2007.