O processo administrativo instaurado pela Vigilância só é iniciado quando existe a recusa das adequações solicitadas
Secretaria da Saúde de Votuporanga; a Vigilância Sanitária atua em diversos estabelecimentos (Foto: A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
De uma só vez, o Serviço Municipal de Vigilância Sanitária notificou seis estabelecimentos de Votuporanga. As notificações foram divulgadas pela Prefeitura Municipal.
O jornal A Cidade questionou o Poder Executivo sobre os motivos das notificações, os nomes das empresas e os valores das multas, e a Prefeitura explicou que essas informações não podem ser repassadas.
Um dos locais é uma entidade que funciona como creche – não é uma creche municipal. O espaço fica no bairro São Damião. Como penalidade, o local recebeu uma advertência.
Outro processo é de um estabelecimento localizado no bairro Cidade Nova. A pena também foi uma advertência. A terceira notificada é uma empresa de fastfood, que deverá pagar uma multa.
Uma lanchonete que fica no Patrimônio Velho também foi notificada e precisará pagar multa.
A quinta notificação é de outro estabelecimento localizado no bairro Cidade Nova. Neste caso, “tendo em vista que o autuado pagou a multa no prazo estabelecido, o Processo Administrativo Sanitário está encerrado e apto a ser arquivado”.
Por fim, um estabelecimento no Jardim Alvorada foi notificado. “Apurada a ocorrência da infração sanitária e tendo em vista que o autuado não pagou a multa no prazo estabelecido, a mesma foi encaminhada para cobrança executiva”, apontou a Vigilância.
A Vigilância Sanitária atua em todos os estabelecimentos de interesse da saúde, realizando vistorias, notificações, solicitações de adequações conforme exigências legais e emissão de licenciamento sanitário.
O processo administrativo instaurado pela Vigilância Sanitária só é iniciado quando existe a recusa das adequações solicitadas ou quando existe risco que não é resolvido dentro do prazo estipulado. “Ou seja, é um instrumento que ajuda o órgão a exigir que se cumpra o que é exigência legal”.