Desde o dia 3 de junho, foram liberadas as doses da vacina para toda a população; até o momento 36.623 pessoas foram vacinadas
A Prefeitura explicou que as pessoas podem continuar se vacinando nas Unidades de Saúde (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga está realizando desde o dia 10 de abril a campanha de vacinação contra a Influenza. Segundo a Prefeitura Municipal informou ao jornal A Cidade, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de imunizar 90% da população-alvo.
No início, as doses da imunização contra gripe eram destinadas somente a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, além de pessoas com 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas; trabalhadores da área da saúde (pública e privada); professores (rede pública e privada); população privada de liberdade; e profissionais do sistema prisional. Desde o dia 3 de junho, a ação foi liberada para toda a população.
Conforme os dados divulgados pela Administração Pública, o Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde já vacinou 85,25% do público-alvo, o que representa 36.623 pessoas vacinadas. “Foram vacinadas 4.373 (85.91%) crianças; 691 (89.86%) gestantes; 231 (183.33%) puérperas; 5.257 (100.13%) trabalhadores da área da saúde (pública e privada); 12.389 (97.79%) idosos; 1.121 (104.38%) professores (rede pública e privada); e 12.424 (69.10%) doentes crônicos”, comunicou.
A Prefeitura de Votuporanga ainda explicou que as pessoas podem continuar se vacinando não só contra a Influenza, mas também será realizada a atualização da caderneta de vacinação de cada votuporanguense. “O município ainda tem vacinas contra a Influenza, portanto continuará a vacinação enquanto durarem os estoques”, acrescentou.
Para as pessoas que ainda não se vacinaram, porém apresentam sintomas febris, de moderado a agudo, a recomendação é que se imunizem após o término dos sintomas.
As Unidades de Saúde da cidade permanecem abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e também nas Unidades que possuem Horário do Trabalhador.
Sintomas
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como dificuldade ao respirar, febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.
Contágio e Prevenção
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções.