Saúde: a atenção ocorre também porque cidades próximas, como Fernandópolis, registraram casos da doença
Todas as unidades de saúde da cidade farão busca ativa de crianças de 12 a 15 meses que não receberam a vacina (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga não registrou casos de sarampo nos últimos três anos, mesmo assim a Secretaria Municipal da Saúde segue em alerta sobre a doença, uma vez que cidades próximas, como Fernandópolis, registram ocorrências. O Estado de São Paulo confirmou surto da enfermidade.
Ao jornal A Cidade, a Secretaria Municipal da Saúde informou que não foi registrado nenhum caso positivo, suspeito ou óbito de sarampo no município neste ano. Em 2018, foi constatado um caso suspeito, que não foi confirmado. Em 2017, não aconteceu nenhum caso.
A pasta ressalta que está intensificando a vacinação contra o sarampo na população. “Todas as unidades de saúde farão busca ativa de crianças de 12 a 15 meses que não receberam a vacina”, acrescentou.
Em quatro dias, o número de casos confirmados da doença cresceu 86% no Estado de São Paulo. Em boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, foram confirmados 426 casos de sarampo em sete estados do Brasil. Há ainda 810 ocorrências em investigação. Em Fernandópolis, já foram registrados 17 casos em 2019. Rio de Janeiro, São Paulo e Pará registram surto de sarampo.
O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos maiores de 20 anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão.
Como a doença é transmitida?
A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo: escolas, creches, clínicas, meios de transporte. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de 5 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 5 dias depois.
Quais os sinais e sintomas?
O primeiro sinal do sarampo é a febre alta que dura de quatro a sete dias, acompanhada de coriza, tosse, olhos avermelhados. Após alguns dias surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores, duração de aproximadamente três dias, e desaparece na mesma ordem de aparecimento.