O A Cidade já esteve no local anteriormente, cobrou explicações e munícipes ainda reclamam da situação que não foi resolvida
A situação ainda incomoda os moradores na travessa Cinco, esquina com a rua Valentim Martins Delgobo (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Moradores da travessa Cinco, esquina com a rua Valentim Martins Delgobo, no bairro Santa Amélia em Votuporanga seguem pedindo providências em relação a cratera e ao forte cheiro de esgoto existente na rua. A reportagem do jornal A Cidade já esteve no local, cobrou explicações, mas os munícipes afirmam que não viram soluções.
Há mais de um mês, a população daquela região convive com um enorme buraco na rua e que, consequentemente, provoca um mau cheiro no local. Segundo os moradores, por conta das chuvas frequentes, a tubulação de esgoto se sobrecarregou, ocasionando a saída da água pela rua e abrindo a cratera.
Na época, uma moradora afirmou que acionaram a equipe da Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga, a Saev Ambiental, para solucionar o problema. ”Ligamos para a Saev, eles vieram, falaram que arrumaram, mas a próxima chuva ocorreu a mesma coisa. E com isso ficou um buraco aberto e conforme ia chovendo, este buraco ia aumentando cada vez mais, deslizando, e formou uma cratera”, relatou.
Além da cratera que se formou na rua, a água do esgoto se aloja no buraco causando mau cheiro e incomodando a população. Outra situação preocupante é em relação ao desabamento. Conforme os relatos, os moradores foram informados para tomar cuidado, já que o posto de energia poderia cair caso o buraco aumentasse.
O A Cidade entrou em contato com a Prefeitura de Votuporanga e foi informado de que a Saev contrataria uma empresa em caráter de urgência para solucionar os problemas na rua. Além disso, a Administração Pública disse que a situação ocorreu devido a um desabamento do PV (Poço de Visita) e as fortes chuvas.
Mesmo com as reclamações, os moradores da região seguem pedindo que providências sejam tomadas o mais breve possível, principalmente pelos riscos e o forte cheiro de esgoto. “Está cada vez mais desbarrancando ali, está rachando, o poste é perigoso cair. Está demais isso e tem que resolver logo, porque está feio”, disse outra moradora.
A Cetesb está acompanhando este problema por conta do esgoto, que está sendo despejado em um córrego próximo do local, e pediu urgência no término do serviço e irá analisar as condições ambientais do local.
Novamente a reportagem entrou em contato com o Poder Executivo e informou que a empresa contratada encontrou algumas complicações na execução dos serviços. A Administração afirmou que a empresa está trabalhando, mas houve dificuldades que não estavam previstas antes de abrir o buraco e mexer.
A prefeitura ainda disse que o solo do local é arenoso, existe um córrego próximo e, como está em período de chuva, a dificuldade ainda é maior para a finalização dos problemas, uma vez que a empresa responsável pela obra escava, a terra não firma. Por este motivo, o serviço ainda não foi concluído.