Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2020/06/apos-38-anos-de-tradicao-celebracao-a-santo-antonio-e-quebrada-em-votuporanga-devido-a-pandemia-n61806 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Após 38 anos de tradição, celebração a Santo Antônio é quebrada em Votuporanga devido à pandemia
Pandemia impediu uma das mais tradicionais celebrações religiosas da cidade
Essa imagem de Santo Antônio de Pádua pertence ao casal a mais de 30 anos e está presente em todos os encontros (Foto: Arquivo pessoal)
Lara Giolo Estagiária sob supervisão lara@acidadevotuporanga.com.br
Nair Flores e Erzílio Devólio são responsáveis pela capela Santo Antônio em Votuporanga no bairro rural Piedade. Pelo Santo ser padroeiro da capela, todos os anos a comemoração na data não pode faltar. Mas, devido à pandemia, a grande homenagem ao santo não acontecerá neste ano.
Há 38 anos, a comemoração é realizada na própria capela e segundo dona Nair, a tristeza toma conta neste momento. “É Muito triste, como se faltasse algo dentro de mim. Isso é algo de muitos anos, todos já éramos para estar reunidos, fazendo toda a preparação e esse ano não tem nada. É um vazio”, disse.
Tudo começou quando um antigo padre levou a imagem de Santo Antônio ao local e marcou a inauguração, no dia do atual padroeiro. Nair lamenta muito a falta da tradição anual, mas ela disse que o santo sabe de tudo que está se passando e ele irá entender.
Os dois são grandes devotos de Santo Antônio de Pádua e ainda contaram a história da imagem que está presente em todos os encontros e na vida dos dois. “Uma senhora estava em fases terminais da vida e ela falou que gostaria que alguém ficasse com a imagem e que cuidasse, pois ela tinha um apego muito grande por ela. Até que um dia, em meio a um encontro na comunidade, a senhora que até hoje não sei o nome, chegou com a imagem e pediu para que nós tomássemos conta do Santo Antônio. Assim, estou com ele até hoje”, finalizou.
A Capela Santo Antônio da Piedade, pertence à Paróquia São Cristóvão de Votuporanga e a imagem do santo, perto da sua data festiva, circula por ela e pelas outras capelas com o total cuidado, também pensando no carinho que Dona Nair tem para com ela.
Santo Antônio de Pádua O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho, data de sua morte, e faz parte das comemorações juninas. A veneração ao Santo é difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. No Brasil, Santo Antônio é conhecido como Santo Casamenteiro, sendo o dia dos namorados comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. Nesse dia, são realizadas simpatias para o santo, com orações e pedidos de casamento.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2020/06/apos-38-anos-de-tradicao-celebracao-a-santo-antonio-e-quebrada-em-votuporanga-devido-a-pandemia-n61806
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco