Com taxa de ocupação de UTI em 77,7%, a região ingressa na semana decisiva para a reclassificação mais perto de ser rebaixada do que de avançar
Números oficiais da Secretaria Estadual da Saúde revelam que a região pode não avançar para fase amarela (Reprodução Secretaria Estadual da Saúde)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Depois de duas semanas bem próximas e até superando os índices para avançar à fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Econômica, a região da DRS XV, que abrange Votuporanga e mais 96 municípios, ingressa na semana da reclassificação com a taxa de 77,7% de ocupação de leitos de UTI (Unidade Terapia Intensiva).
Com esses números, a região se afasta da possibilidade de avançar para a fase amarela, que exige uma ocupação de UTI abaixo dos 75%, e se aproxima da fase vermelha (ocupação acima de 80%), que só permite a abertura de estabelecimentos e serviços tidos como essenciais.
A região continua com o segundo pior índice do Estado. A primeira colocada é o DRS de Franca, que está com 81,9% de taxa de ocupação, o que a deixaria na fase vermelha, mas até a nova classificação, na sexta-feira (4) ela segue na fase laranja.
O índice de internações, no entanto, apresentou pequena queda no DRS de Rio Preto. Segundo dados do Estado, em comparativo com os últimos sete dias, a regional apresentou -0,3% de internações.