Retomada gradual foi iniciada em 19 de agosto e vai até dia 28 de setembro, conforme a situação epidemiológica das cidades
Grandes filas se formaram nas unidades do Poupatempo de Fernandópolis e Rio preto depois de mais de cinco meses fechadas (Jornal Cidadão/ Diário da Região)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
As unidades do Poupatempo de Fernandópolis e Rio Preto foram reabertas ontem depois de mais de cinco meses fechadas em razão da pandemia do coronavírus. Mesmo com a orientação para agendamento pelo site do órgão para atendimento, o que se viu em ambas as cidades foram filas enormes. Em Votuporanga a previsão inicial era de retomada fosse dia 23, mas o cronograma foi adiado para o próximo dia 16.
O Poupatempo, que agora também incorporou o Detran, adotou medidas de prevenção e protocolos sanitários. A capacidade de atendimento é de 30%, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira habilitação e expedição de RG, por exemplo.
Em Rio Preto e Fernandópolis, no entanto, os serviços mais procurados foram o de retirada de documentos feitos antes do fechamento das unidades e segunda via de documentos, como RG e CNH.
Com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e colaboradores, foi instalado um controle de acesso às unidades. Muitos que não tinham feito o agendamento prévio pelo site voltaram para casa sem serem atendidos.
Só é permitida a presença de acompanhantes em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel na entrada das unidades. A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação.