Em Votuporanga, cerca de 20% dos alunos voltaram às salas de aula, conforme a capacidade de atendimento de cada escola
Com a normalização do fornecimento da merenda, cerca de 20% dos alunos da rede estadual, em Votuporanga, voltaram às salas de aula (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Agora com o fornecimento de merenda regularizado pela Prefeitura, as aulas presenciais foram retomadas nesta semana na rede estadual de ensino em Votuporanga. Segundo a Diretoria Regional de Ensino, cerca de 20% dos alunos voltaram às salas de aula.
O dirigente regional de Ensino, José Aparecido Duran Neto, explicou ao jornal A Cidade que os estudantes estão retornando às escolas conforme um cronograma feito por cada uma, que varia de acordo com a sua capacidade de atendimento neste momento.
O limite, estabelecido pela Fase de Transição do Plano SP decretada pelo governo estadual, é 35% de ocupação.
"A Prefeitura está fornecendo a merenda, feita no próprio local ou fornecida por meio de marmitas, conforme o número de alunos e a capacidade necessária. Todos receberam o material e estão recebendo aulas, que são híbridas. O professor dá aula para os alunos que estão presentes na escola e também para os que estão em casa, assistindo pelos aplicativos", explicou Duran.
O dirigente também ressaltou que o retorno para as aulas presenciais, atualmente, não é obrigatório e fica a critério da família do aluno.
Retomada
De acordo com Duran, a Prefeitura conseguiu normalizar o fornecimento da merenda, que é terceirizada, no começo desta semana. Isso aconteceu apenas nessa semana, segundo ele, porque a empresa responsável pelo serviço ainda não tinha conseguido fazer contratações suficientes na semana passada, quando as aulas presenciais já podiam ter sido retomadas.
O dirigente também explicou quais foram os critérios que as escolas usaram para selecionar e priorizar o retorno de determinados alunos da rede estadual.
"Para a Diretoria Regional de Ensino, o critério é aqueles que estão com maior defasagem de aprendizagem, vulnerabilidade social - que precisam retornar [à escola] por conta da alimentação - e aqueles que estão com algumas dificuldades na saúde mental. Por ficar muito tempo isolada, essa criança precisa de convívio social", disse o dirigente.
Além de seguir os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano São Paulo, Duran disse que as escolas acatam às orientações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica para retomarem as atividades presenciais.
Profissionais vacinados
O dirigente também informou que o número de profissionais da área da educação que estão vacinados é alto e está aumentando.
Segundo ele, 46% dos professores da diretoria regional de Votuporanga estão vacinados ou em condições de serem vacinados. Duran também disse a campanha de imunização está atendendo profissionais das redes municipal, estadual e particular de educação básica.