Cidade
Mesmo com pandemia, procura por veículos 0km segue aquecida em Votuporanga
Números obtidos com exclusividade pelo A Cidade, junto ao Detran, mostram que a frota de veículos no município não para de crescer
publicado em 12/08/2021
Mesmo em meio à pandemia, a procura por veículos novos está aquecida e a frota segue em crescimento em Votuporanga (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Como revelou a reportagem especial do A Cidade na edição comemorativa do aniversário de Votuporanga, o município não para de crescer, mesmo em meio à crise econômica, provocada pela pandemia do coronavírus, e as incertezas políticas que sempre atingem o país. A mais recente prova disso foi obtida com exclusividade pela nossa reportagem junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) que apontou para um aumento substancial da frota de veículos 0km na cidade.
De acordo com o órgão, mesmo em meio à pandemia, 2.859 veículos novos foram emplacados em Votuporanga nos últimos 12 meses, o que representa um aumento de 3,5% na frota, que atualmente é de 87.977, entre carros e motocicletas.
Apesar de se manter aquecido, os números do mercado de automóveis, porém, foram diretamente impactados pelo vírus, não do ponto de vista de procura, mas sim de oferta. É o que explica o empresário do ramo, Luciano Panzanella Augusto, que é diretor da Apravel Chevrolet de Votuporanga.
“A demanda existe, a procura realmente está aquecida, mas não tem vendas, pois falta carros. Se a Apravel tivesse 100 carros por mês para vender nós venderíamos todos, mas não tem, tem 25, por exemplo. As fábricas estão paradas por falta de componentes eletrônicos. Para se ter uma ideia, desde o ano passado a Chevrolet não produz o Onix e nem Tracker, por exemplo. Não há uma perspectiva de melhora a curto prazo, a tendência é só normalizar a partir do segundo semestre do ano que vem”, explicou o empresário.
E os números comprovam o que disse Luciano. Conforme o levantamento, entre janeiro e junho de 2019 (antes da pandemia), 1.159 veículos novos foram emplacados, no mesmo período neste ano, foram 805, uma queda de 30,5%. Quando comparados os dados do ano passado com os de 2019 então, a queda é ainda maior, cerca de 36%.
Mesmo com a queda, que não foi sentida apenas por Votuporanga, mas sim em todo país, o saldo, do ponto de vista de desenvolvimento econômico, ainda é positivo para a cidade. Isso porque nos últimos seis anos o município ganhou 9.112 veículos novos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2021/08/mesmo-com-pandemia-procura-por-veiculos-0km-segue-aquecida-em-votuporanga-n68620