Cidade
Em meio à falta de remédios, empresário de Votuporanga ensina como consegui-los de graça
Com o desabastecimento de medicamentos na rede pública, alternativa é procurar as farmácias privadas, mas muitos não sabem que podem pegar remédios sem pagar nada
publicado em 30/03/2022
O empresário Antonio Ernesto da Silva e a farmacêutica Nathalia Nakati Gilvanete fizeram o alerta (Foto: Arquivo pessoal)
Da redação
A falta de medicamentos na rede municipal de saúde de Votuporanga, em razão do desabastecimento provocado pela alta demanda, está levando algumas pessoas e deixarem de tomar remédios controlados, mas uma alternativa, que pode solucionar o problema temporariamente, está ao alcance de todos e muita gente não sabe. Trata-se do programa “Farmácia Popular”, que disponibiliza uma lista de mais de 800 medicamentos que podem ser retirados gratuitamente em algumas farmácias.
Quem fez o alerta sobre isso foi o empresário Antonio Ernesto da Silva, que é proprietário da Farmácia do Trabalhador, que tem duas unidades em Votuporanga, uma na rua Amazonas e outra na rua Dona Maria de Freitas Leite. Segundo ele, basta que o paciente leve a receita e seus documentos pessoais para retirar os medicamentos que estão em falta na cidade, como o Losartana, Metformina, Atenolol e muitos outros.
“Esse problema na rede pública pode demorar bastante para ser resolvido, pois boa parte da matéria-prima para a fabricação desses medicamentos vem da China e com essa situação da guerra os navios não estão passando, o que tem gerado o desabastecimento. Algumas farmácias, porém, possuem um estoque razoavelmente grande que está à disposição da população, mas muita gente não sabe disso”, destacou.
Os estabelecimentos particulares, que são credenciados junto ao Governo Federal, oferecem uma relação de medicamentos sem custo e outra com um custo mais baixo. Remédios para doenças crônicas como asma, diabetes e hipertensão podem ser retirados gratuitamente, já outros medicamentos para colesterol, anticoncepcionais e fraldas geriátricas são vendidos com até 90% de desconto.
Para ter acesso aos medicamentos basta o paciente ir até uma farmácia credenciada ao programa Farmácia Popular e apresentar um documento com foto e o número do CPF juntamente com a receita médica (tanto do SUS quanto do particular).
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/03/em-meio-a-falta-de-remedios-empresario-de-votuporanga-ensina-como-consegui-los-de-graca-n72440