Pandemia afastou os fiéis das igrejas no período que é considerado o mais importante do catolicismo, mas novo cenário permite o retorno
A Semana Santa deste ano marca o retorno dos fiéis católicos aos bancos da Catedral de Votuporanga para celebrar o período (Foto: A Cidade)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A Semana Santa deste ano marca o retorno dos fiéis católicos aos bancos da Catedral de Votuporanga para celebrar o período, que culmina na Páscoa, no domingo (17). O jornal
A Cidade conversou com o padre Gilmar Margotto, pároco da Catedral e responsável pela comunicação da Diocese de Votuporanga sobre a programação de missas “especiais” e o significado do período para a fé católica.
Na quinta-feira (14), acontece a missa da Ceia do Senhor, às 19h, que, além da instituição do sacerdócio e da eucaristia, vai contar com o rito de lava-pés. Depois da missa, das 20h30 até 21h30, o padre vai conduzir a adoração ao santíssimo.
Na Sexta-Feira Santa, no dia 15, o padre também conduz a adoração ao santíssimo, das 7h até as 15h. Em seguida, vai acontecer a Celebração da Cruz. Já a procissão com a oração da Via-Sacra está programada para acontecer às 19h.
No dia seguinte, no chamado Sábado Santo, acontece a missa da Vigília Pascal, também às 19h, em que os fiéis poderão renovar as promessas do batismo. Por fim, no domingo de Páscoa, acontecem missas às 7h30, 10h e 19h. E às 11h30 acontecem os batizados.
“A retomada das atividades e missas presenciais está sendo muito boa. Sempre gera uma emoção muito grande encontrar novamente os fiéis e ver a igreja lotada de novo. A gente celebra e lembra desse período em que ficamos sozinhos. A experiência de estar em comunidade de maneira presencial é fundamental. A partir da ressureição, Jesus ensina a vida fraterna e em comunidade”, contou o padre Gilmar.
Significado
O padre explicou que a celebração da Páscoa é o “coração” da liturgia. “Fazendo essa vivência da Semana Santa, nós aprendemos a ajustar a nossa vida com a vida de Jesus Cristo. Foi uma vida de fidelidade, perseverança, amor e com ensinamentos de que nós podemos vencer as dificuldades da vida, bem como as provações, porque ele também venceu”, disse Margotto.
Ele também comentou sobre o significado do período para a fé católica. “É um período de entrega, aprendizado e celebração da vida de Deus em nós, para sermos ressuscitados com Ele aqui e agora, no sentido de continuar a nossa caminhada rumo à vida eterna”, finalizou.