Cidade
Contratam-se médicos: Votuporanga tem dificuldades para encontrar profissionais
Mesmo com salários que podem passar de R$ 17 mil e benefícios, Prefeitura e Santa Casa não encontram médicos de PSF, pediatras e intensivistas
publicado em 23/04/2022
Mesmo com boa remuneração e boas condições, a Prefeitura e a Santa Casa de Votuporanga têm dificuldades para contratar médicos (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Contrata-se. Remuneração: cerca de R$ 17 mil, mais benefícios, por 40 horas semanais. Para muitos pode parecer o emprego dos sonhos, mas para outros não tem despertado grande interesse.
Juntas, a Prefeitura e a Santa Casa de Votuporanga estão com 18 vagas abertas para médicos, mas não têm conseguido encontrar profissionais em todo o Estado de São Paulo, nem em outros estados do país.
“Temos cinco vagas para médicos de PSF, que são 40 horas semanais, e não estamos conseguindo contratar ninguém. Nunca passamos por isso. Temos buscado profissionais no Estado inteiro, fora, em grupos de médicos e temos oferecido boas condições, mas entra também nessa briga as condições de mercado e salários. Temos um orçamento e não podemos entrar nessa briga por remunerações mais altas, o que oferecemos são melhores condições de trabalho, uma rede de saúde muito bem estruturada”, disse a secretária Municipal de Saúde, Ivonete Félix.
Essa dificuldade para contratação tem gerado transtornos. Na rede municipal há toda uma logística para agendamento, com remanejamento de consultas e prioridade para demandas mais urgentes.
Santa Casa
Situação semelhante tem vivido a Santa Casa de Votuporanga, que enfrenta dificuldades, assim como se observa em todo o país, na contratação de médicos, principalmente, pediatras e intensivistas.
“A falta por intensivistas surgiu no início da pandemia, em que se fez necessário ampliar o número destes profissionais para atender aos casos graves de Covid-19 nas UTIs. Já a falta de pediatras tem se acentuado desde novembro do ano passado. Vale ressaltar que a Santa Casa desenvolve junto ao RH várias ações para a busca assertiva destes profissionais no mercado de trabalho, até em outros estados brasileiros, por meio de grupos de RH de outras instituições de saúde, indicações médicas e, principalmente, publicações em redes sociais. Isso sem contar o fortalecimento da Residência Médica, que é desenvolvida há mais de dez anos em parceria com a Unifev”, afirma o hospital, em nota.
No momento, a Santa Casa de Votuporanga, que também gerência as unidades de saúde do município, tem disponíveis oito vagas para pediatras e cinco vagas para intensivistas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/contratam-se-medicos-votuporanga-tem-dificuldades-para-encontrar-profissionais-n72777