Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/diretoria-de-ensino-de-votuporanga-ouve-alunos-da-escola-enny-apos-manifestacao-n72589 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Diretoria de Ensino de Votuporanga ouve alunos da escola Enny após manifestação
Um grupo de alunos da escola organizou um protesto contra a adesão da unidade escolar ao PEI
Estudantes se reuniram na frente da escola e, empunhando cartazes e gritando ‘fora PEI’, se manifestaram contra o programa (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Um grupo de alunos da escola estadual Enny Tereza Longo Fracaro, que fica no Pozzobon, na zona Norte de Votuporanga, organizou um protesto, nesta semana, contra a adesão da unidade escolar ao PEI (Programa de Ensino Integral), criado pela Secretaria Estadual da Educação. A manifestação chamou a atenção da Diretoria Regional de Ensino de Votuporanga, que mobilizou uma supervisora de ensino para ir até a escola acompanhar a situação e verificar o posicionamento dos estudantes.
O jornal A Cidade conversou Marcia Suzana Pinto Zoccral, supervisora de ensino que, ontem, respondia pelo dirigente da Diretoria, José Aparecido Duran Netto, que cumpria agenda em São Paulo. Ela falou sobre as motivações do protesto dos alunos e o que vai ser feito agora.
Manifestação
Os estudantes se reuniram na frente da escola e, empunhando cartazes e com gritos de “fora PEI”, se manifestaram contra a migração da unidade escolar ao programa. A motivação, segundo a supervisora de ensino, foi a consulta que a diretoria da escola fazia, naquele momento, aos pais dos alunos sobre a adesão ao PEI. “Apenas com o consentimento da comunidade escolar e dos pais é que haverá a implantação do PEI. Esse percurso [da consulta à comunidade] depende da escola”, acrescentou a supervisora.
A supervisora contou que a manifestação foi pacífica e sem relatos de violência nem de depredação da escola. Passado o protesto, os alunos tiveram aula normalmente. Ainda de acordo com Marcia, não chegou ao conhecimento da Diretoria Regional de Ensino que outras escolas da cidade tenham tido protestos contra o programa.
Críticas
Entre as críticas dos alunos em relação ao PEI está a carga horária mais extensa, que prejudicaria aqueles que gostariam de fazer algum curso profissionalizante ou trabalhar no horário de contra-turno para ajudar no sustento da família.
“O objetivo do programa é a melhoria da qualidade da educação oferecida aos alunos. E a carga horária para atingir esse objetivo é maior. Por isso, os alunos também estão sendo ouvidos sobre essa situação”, ressaltou a supervisora de ensino.
Em Votuporanga, apenas as escolas estaduais Enny e Cícero Barbosa Lima Júnior não aderiram ao PEI, até o momento.
O programa
O PEI foi criado em 2012 e, de acordo com o portal da Secretaria Estadual da Educação, potencializa a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
Ainda segundo a Pasta, no primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. Já o segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/diretoria-de-ensino-de-votuporanga-ouve-alunos-da-escola-enny-apos-manifestacao-n72589
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco