Cidade
Em meio à epidemia de dengue, Prefeitura flagra mais de 600 terrenos sujos em Votuporanga
Administração Municipal efetuou a limpeza e enviou a conta para os proprietários, o que, somado, passa de R$ 100 mil em multas
publicado em 29/04/2022
Mais de 600 terrenos sujos foram flagrados pelo setor de fiscalização da Prefeitura neste começo de ano em Votuporanga (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Em meio à epidemia de dengue, com quase 6 mil casos e três mortes já confirmadas pela doença, a Prefeitura de Votuporanga flagrou 624 terrenos sujos em toda a cidade. Os números fazem parte de um levantamento feito pelo A Cidade junto ao Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria da Fazenda, que já fiscalizou 13 mil lotes espalhados pelos quatro cantos do município neste ano.
De acordo com o levantamento, a maior incidência desse tipo de infração é nas regiões Oeste e Noroeste do município, onde ficam bairros “novos” como o Pacaembu, Cecap II, Jardim De Bortole, Carobeiras e adjacências. O mato alto e a sujeira nesses espaços colaboram com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, além de abrigar animais peçonhentos como escorpiões, cobras e aranhas.
“A manutenção dessas áreas é de extrema importância para saúde pública, tendo em vista que doenças como a Dengue, Zika, Chikungunya e ocorrências envolvendo picadas de animais peçonhentos, como o escorpião, por exemplo, são naturalmente evitadas se todos nós fizermos a nossa parte em manter não só nossos quintais limpos, como, também, os terrenos sem edificações”, disse a secretária da Saúde, Ivonete Félix.
O número de flagrantes neste começo de ano é preocupante, tendo em vista que é mais do que a metade dos registros feitos em todo o ano passado, quando 1.221 terrenos sujos foram flagrados em Votuporanga. De acordo com o código de posturas do município, o proprietário do terreno tem o dever de limpá-lo, a fim de conter o avanço de doenças e a proliferação de pernilongos e demais insetos que colocam em risco a saúde pública.
O não cumprimento desse dever, previsto em lei, acarretará em multa, que varia de acordo com o tamanho do terreno. Constatada a irregularidade, a Prefeitura providencia a limpeza e manda a conta para que o proprietário da área pague. Foi o que aconteceu com os mais de 600 imóveis flagrados, o que resultou em mais de R$ 100 mil em multas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/em-meio-a-epidemia-de-dengue-prefeitura-flagra-mais-de-600-terrenos-sujos-em-votuporanga-n72849