Cidade
Votuporanga confirma mais duas mortes e registra 912 casos de dengue em menos de uma semana
Secretaria da Saúde, no entanto, já observa uma ligeira queda no número de notificações e vislumbra um abrandamento breve da epidemia
publicado em 07/05/2022
Com um alto índice de infestação e de casos de dengue, zona Norte deve receber um novo arrastão nos próximos dias em todas as casas (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
A Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga confirmou ontem mais duas mortes por complicações da dengue no município. Tratam-se de dois óbitos que já estavam em investigação, inclusive o de uma jovem, de 32 anos, que não tinha nenhuma comorbidade e também um idoso, de 75 anos.
Além das duas novas mortes, em menos de uma semana a cidade confirmou mais 912 casos da doença chegando ao total de 7.379 casos registrados neste ano, além de outros 661 votuporanguenses que estão com suspeita de dengue e ainda aguardam a confirmação por exames. As outras três vítimas fatais são dois homens de 75 anos e uma criança de apenas três anos de idade.
O grande número de casos está associado também ao índice de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, que está bem acima do ideal em Votuporanga. De acordo com a responsável pela Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Samara Fernandes, o certo seria que a infestação não passasse de 1%, mas em algumas regiões chega a passar de 3,9%, como é o caso da zona Norte, que deve receber um novo arrastão nos próximos dias.
“Temos um índice alto de infestação larvária, que é considerado de risco, principalmente na zona Norte, então a partir da semana que vem vamos iniciar um arrastão de limpeza por lá, que é diferente do que foi feito no Cidade Limpa, neste os agentes passam na maior quantidade de imóveis possível fazendo uma intensificação do controle de vetores”, disse a profissional.
Queda
Apesar dos números preocupantes em relação aos casos e da infestação larvária, Samara Fernandes afirma que já está sendo observada uma ligeira queda nas notificações e casos positivos, o que sinaliza um princípio de abrandamento da epidemia.
“Nessa semana já começamos a notar uma diminuição ainda bem branda nas notificações e a previsão agora é de que a gente comece a entrar em uma baixa de casos, principalmente porque o frio chega e colabora com a diminuição do vetor que é o mosquito Aedes aegypti”, conclui.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/05/votuporanga-confirma-mais-duas-mortes-e-registra-912-casos-de-dengue-em-menos-de-uma-semana-n72945