Cidade
Especialista de Votuporanga afirma que prevenção ainda é o melhor ‘remédio’ contra doenças virais
Dengue, Gripe, Covid, Sarampo, Hepatite Misteriosa e agora a tão comentada Varíola em macacos; nunca se falou tanto em doenças virais
publicado em 02/06/2022
A enfermeira e responsável técnica da Clínica Protege de Votuporanga, Haline Morato, esteve na Cidade FM para falar sobre prevenção (Foto: A Cidade)
Da redação
Nunca se falou tanto sobre doenças virais como nos últimos tempos. Dengue, Gripe, Covid, Sarampo, Hepatite Misteriosa e agora a tão comentada Varíola em macacos, enfermidades graves, porém, “facilmente” combatidas com algo em comum: vacinas. Esse, aliás, foi o tema de uma entrevista com a enfermeira Haline Morato, responsável técnica da Clínica Protege de Votuporanga, à Cidade FM.
A profissional, que atua há mais de 20 anos no setor de saúde e possui vasta experiência na área de imunização, destacou algo que é dito comumente, mas que ainda é negligenciado por muitos: prevenção ainda é o melhor remédio.
“Aparentemente é uma questão cultural. Muitos deixam para se vacinar quando observam um surto de determinada doença, quando o correto é sempre manter a vacinação em dia, de preferência anualmente. Um exemplo claro disso foi a vacina da Gripe, que está disponível o ano inteiro, mas geralmente tem pouca adesão. No final do ano passado tivemos aquela explosão de casos provocada pela cepa Darwin, que matou muitas pessoas e levou muitas outras para o hospital, aí virou aquela correria em busca de vacinas. É preciso mudar esse conceito e pensar mais em prevenção”, disse Haline.
Outro exemplo apontado por Haline foi a Dengue. Votuporanga vive agora um surto da doença com mais de 8 mil casos e cinco mortes já confirmadas pela doença. Já existe vacina disponível na rede particular e, segundo ela, com um custo benefício muito favorável.
“Dengue mata, leva pessoas para o hospital, tira do trabalho e tudo isso pode ser evitado com a vacina. Muita gente ainda não conhece, pois não está disponível ainda na rede pública, mas nós já oferecemos ela na clínica a um bom tempo e é muito eficiente e segura, além de ter um custo acessível”, completou.
Motivo de pânico também a nível nacional e com algumas suspeitas já na região, a chamada Hepatite Misteriosa também foi discutida durante a passagem de Haline pelos estúdios da emissora. Ela explicou que, até então, se sabe muito pouco sobre as causas, mas que medidas de prevenção também podem ser adotadas.
“Foi muito tempo das pessoas confinadas, sem tomar vacinas e quando elas saíram estavam todas expostas a uma série de vírus em meio ainda à pandemia da Covid, por isso que parece que voltou tudo de uma vez”, concluiu.
E como prevenção é o melhor remédio, a enfermeira destacou que o atendimento na Clínica Protege é feito diariamente, sem a necessidade de agendamento e com uma gama muito grande de vacinas para vários tipos de doença como, a vacina da própria Hepatite, Meningite, Tétano, Rotavírus, Pneumonia, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Catapora, Dengue, Gripe, entre outras.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/06/especialista-de-votuporanga-afirma-que-prevencao-ainda-e-o-melhor-remedio-contra-doencas-virais-n73161