O reforço vacinal para o novo público foi autorizado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (20), mas até então a Pasta federal não enviou as doses necessárias para isso
A Secretaria da Saúde de Votuporanga não tem estoque suficiente de vacina para iniciar a aplicação da 4ª dose em pessoas de 40 anos (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Com um estoque baixo de vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga decidiu adiar o início da aplicação da 4ª dose do imunizante contra a Covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais. O reforço vacinal para o novo público foi autorizado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (20), mas até então a Pasta não enviou as doses necessárias para isso.
De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Estado da Saúde já solicitou mais doses ao Ministério e aguarda o envio para fazer o repasse aos municípios. Enquanto isso não acontece, Votuporanga segue sem data para a ampliação do reforço vacinal.
Até a chegada das doses, a 4ª dose segue liberada apenas para pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da saúde. Nesse caso o reforço é recomendado para quem tomou a terceira dose a mais de quatro meses. A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
5ª dose
Nesta semana Votuporanga começou a aplicar a quinta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais com alto grau de imunossupressão. O imunizante está disponível nas dez unidades de saúde reservadas para o público adulto.
Para a aplicação, é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de vacinação físico ou digital e um comprovante da condição de risco. A comprovação da imunossupressão pode ser feita por meio de receitas médicas ou relatórios, físicos ou digitais, com carimbo do médico e emitidos há menos de dois anos.
Em todos os casos, a nova dose de reforço só pode ser aplicada se a pessoa já tiver completado o intervalo de quatro meses desde o recebimento da quarta dose. A terceira dose adicional será aplicada com a vacina disponível na unidade, distribuído pela Secretaria de Saúde estadual.