Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/07/descendentes-de-heroi-da-revolucao-de-32-expoem-acervo-familiar-para-visitacao-em-votuporanga-n73450 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Descendentes de herói da Revolução de 32 expõem acervo familiar para visitação em Votuporanga
Os irmãos Nasser, Nelson e Nilson Gorayeb expuseram no dia 9 de julho o legado deixado pelo seu pai Felício Gorayeb, que foi combatente
A família de Felício Gorayeb, que foi combatente, colocou em exposição acervo da Revolução de 32 durante o feriado deste fim de semana (Foto: A Cidade)
Em 9 de julho de 1932, o Estado de São Paulo foi palco do início da revolta contra o governo de Getúlio Vargas. Passados 90 anos da Revolução Constitucionalista de 32, que contou com a atuação de votuporanguenses, como Felício Gorayeb, o momento não ficou somente na história, mas também na memória de familiares e amigos.
Neste fim de semana, os filhos do ex-combatente, Nasser, Nelson e Nilson Gorayeb, colocaram em exposição, no posto de combustíveis da família (o Posto Gorayeb) um pouco do legado do pai e também da história, que será recontada por todos os familiares. Foram colocados em exposição fotos da época, medalhas do cinquentenário o capacete utilizado por Felício na revolução.
Nasser Gorayeb, que foi colunista do A Cidade por décadas, disse que era muito jovem na época e tem poucas recordações sobre os relatos do pai, mas se lembra bem do orgulho que ele e os demais votuporanguenses tinham de ter lutado na revolução. "Eles se sentiam muito orgulhosos e nós também temos orgulho deles. São brasileiros que procuraram o que era melhor para o país na ocasião", disse ele.
Homenagem em Votuporanga Em homenagem a esses combatentes da cidade, existe o Obelisco Praça Nove de Julho, também conhecido como Obelisco da Revolução Constitucionalista de 1932. Ele fica na praça Nozombu Abê, localizada na avenida Nove de Julho (que também homenageia a revolução).
Nesse obelisco, os nomes desses combatentes estão eternizados. Eram eles: Alfredo Rodrigues Simões, Aníbal Martins, Aziz José Abdo, Felício Gorayeb, Felipe Munhós, Hernani de Mattos Nabuco, Judith Freitas da Silva Saltini, Leônidas Pereira de Almeida, Luiz Saltini, Ofélia Catelli Jabur, Narciso Pelegrini, Olívio Araújo e Nelcíades de Oliveira.
Carlão Pignatari faz homenagem a heróis da luta pela soberania paulista Além da homenagem em Votuporanga promovida pelos descendentes de Felício Gorayeb, o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), deputado Carlão Pignatari, homenageou, no sábado (9), os heróis da guerra paulista contra a intervenção autoritária do governo federal liderado por Getúlio Vargas. A batalha, realizada há 90 anos, deu origem à uma nova Constituição estadual e devolveu a soberania aos paulistas.
No Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, localizado no obelisco ao lado do parque Ibirapuera, na Capital, o presidente do Parlamento depositou flores e concedeu a Medalha Constitucionalista a homenageados. Antes, Carlão acompanhou a chegada do cortejo conduzindo as urnas com os despojos dos heróis, a chamada e a salva de tiros. Foi feito um minuto de silêncio e uma oração aos guerreiros.
Carlão Pignatari estava acompanhado do governador Rodrigo Garcia; do prefeito da cidade, Ricardo Nunes; do secretário de Estado da Segurança Pública, general Campos; do comandante da Polícia Militar, coronel Ronaldo Miguel Vieira, e de parlamentares. As comemorações foram encerradas com um desfile cívico-militar das forças paulistas. Centenas de pessoas acompanharam as homenagens.
“Neste ano estamos comemorando os 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Graças a esses homens e mulheres da época, São Paulo conseguiu mostrar ao país a importância da democracia e da soberania dos Estados frente ao governo federal. A partir disso, nosso Estado se tornou uma potência, com suas instituições independentes e atuando para o bem da população. Vamos permanecer assim”, disse o presidente da Alesp.
Carlão Pignatari lembrou que a sede do Poder Legislativo paulista está localizada próximo ao obelisco e o prédio leva o nome de Palácio 9 de Julho em homenagem à data e a todos que atuaram pelo bem do Estado de São Paulo. “Fico muito feliz em ser o presidente da Alesp neste momento, quando comemoramos os 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. São Paulo é a locomotiva do Brasil e não vamos retroceder”, afirmou.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/07/descendentes-de-heroi-da-revolucao-de-32-expoem-acervo-familiar-para-visitacao-em-votuporanga-n73450
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco