Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/08/rio-preto-confirma-o-quarto-caso-de-variola-dos-macacos-na-regiao-n73649 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Rio Preto confirma o quarto caso de varíola dos macacos na região
O primeiro caso registrado na região foi confirmado em Bady Bassitt e os outrps três em Rio Preto
Quatro homens da região já testaram positivo para a varíola dos macacos, doença que tem preocupado o mundo inteiro (Foto: Reprodução)
Da redação
Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto na sexta-feira (5). Com o novo registro a região chega ao total de quatro pessoas infectadas pelo vírus até o momento.
O mais novo caso foi diagnosticado em um homem, de 39 anos, que mora na cidade. Ele tem histórico de viagem para São Paulo e está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica. Os sintomas começaram no dia 27 de julho e o resultado positivo para a doença saiu na quinta-feira (4).
O primeiro caso registrado na região foi confirmado em Bady Bassitt, num homem de 33 anos que tinha histórico de viagem para a argentina. Depois disso, o vírus foi confirmado em outros dois pacientes: um de 34 anos, que teve os primeiros sintomas no dia 26 de julho e o resultado positivo saiu no dia 30 do mesmo mês e outro de 33 anos, que apresentou os primeiros sintomas em 23 de julho e o resultado saiu também no dia 30 do mesmo mês. Ambos são do sexo masculino.
Apesar da preocupação que a doença traz a nível mundial, na região todos os pacientes estão com quadros considerados de boa evolução, sem grandes complicações.
A varíola
A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, este contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
Sintomas
Os principais sintomas da varíola dos macacos são o aparecimento de bolhas no corpo, podendo surgir no rosto, dentro da boca, mãos, pés, peito e órgãos genitais; febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/08/rio-preto-confirma-o-quarto-caso-de-variola-dos-macacos-na-regiao-n73649
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco