Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/09/em-um-mes-censo-atinge-cerca-de-40-de-votuporanga-mas-recenseadores-esbarram-em-recusas-n73836 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Em um mês, Censo atinge cerca de 40% de Votuporanga, mas recenseadores esbarram em recusas
Contagem populacional no município só não vai melhor porque cerca de 12% da população não quer responder aos questionários
Recenseadores pedem a colaboração da população para que os trabalhos caminhem e a contagem seja concluída na cidade (Foto: A Cidade)
Da redação
Iniciado no mês passado, o Censo demográfico em Votuporanga, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) superou em 30 dias a marca de cerca de 40% da área do município já visitada pelos recenseadores. Apesar do número parecer positivo, o trabalho não tem caminhado melhor na cidade em razão da recusa de cerca de 12% da população, que está, literalmente, dando com a cara na porta dos entrevistadores.
De acordo com o coordenador censitário de Votuporanga, Vinicius Biagi, das cerca de 35 mil residências existentes no município, 14 mil já foram visitadas pelos recenseadores. A recusa explicita, que é quando a pessoa atende o entrevistador, mas se recusa a responder, está na casa dos 2% e tem também as recusas veladas, que é quando a pessoa está em casa, mas finge que não está para não responder ao questionário.
“A principal dificuldade é essa, algumas pessoas já dizem que não querem e nem vão responder e outras que dá para ver que está em casa, mas acaba se escondendo. Apesar de parecer uma porcentagem baixa, como o Censo trabalha com um número de 100% dos imóveis para contar a população, acaba se tornando um número significativo. Isso atrapalha muito, pois o recenseador tem quer ficar voltando ao imóvel para tentar reverter a situação, enquanto ele poderia estar dando andamento no setor para terminar a coleta”, o coordenador.
Ainda segundo Vinicius, muitas pessoas deixam de responder por não entenderem o real motivo de realização do Censo e por acharem que os dados coletados serão utilizados para aumentar a cobrança de impostos.
“É importante que a população fique ciente de que esses dados não são utilizados para nenhum outro fim que seja estatístico. Muita gente tem medo de cruzamento de dados com outros órgãos, perda de benefícios e nada disso acontece. Os dados não são individualizados, eles são contabilizados como estatística mesmo”, completou.
Apesar das recusas, segundo coordenado local, ainda não houve casos de violência física contra os recenseadores, como já ocorreu em outras localidades. Contudo, já foram registradas ocorrências de ofensas e hostilidade. “Foram poucos casos, mas infelizmente já aconteceu”, completou.
Se continuar neste ritmo, a perspectiva é de que os trabalhos do Censo em Votuporanga sejam concluídos na primeira semana do mês de outubro, mas para isso é preciso que a população colabore com o levantamento de dados. A recepção do recenseador é obrigatória por lei. Quem se nega a responder as perguntas corre o risco de ser punido com multa de até dez salários mínimos.
Censo 2022 já contou mais de 60 milhões de pessoas no país De acordo com o balanço divulgado pelo IBGE, desde o início da operação, em 1º de agosto, foram recenseadas 63.400.910 pessoas, em 20.290.359 domicílios no país. Destas, 36,51% estavam na região Nordeste, 35,51% no Sudeste, 11,87% no Sul, 9,44% no Norte e 6,67% no Centro-Oeste. Considerando os 452.246 setores censitários urbanos e rurais do país, 38,4% estão sendo trabalhados. O estado mais adiantado em termos de percentual de setores trabalhados é o Rio Grande do Norte (53%), seguido por Pernambuco (52,45%) e Distrito Federal (52,04%). Já os estados de Mato Grosso (21,81%), Roraima (25,75%) e São Paulo (29,63%) são os com menor percentual de setores trabalhados. Em relação ao tipo de questionário, 88,2% dos domicílios responderam ao questionário básico e 11,8% ao ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo Instituto. O tempo médio de preenchimento tem sido de seis minutos para o questionário básico e de 18 minutos para o questionário ampliado.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/09/em-um-mes-censo-atinge-cerca-de-40-de-votuporanga-mas-recenseadores-esbarram-em-recusas-n73836
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco