Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/10/ciclovia-na-estrada-do-27-comeca-a-ser-pavimentada-em-votuporanga-n74181 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Ciclovia na Estrada do 27 começa a ser pavimentada em Votuporanga
Esperada há anos e alvo de algumas polêmicas, obras no local avançaram nos últimos dias e já entrou em uma das últimas fases
Depois de polêmicas e lentidão, as obras na Ciclovia da Estrada do 27 avançaram e chegam agora na reta final (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Alvo de algumas polêmicas e até de intervenções judiciais, uma obra esperada há anos pelos ciclistas de Votuporanga começa a tomar forma: a Ciclovia da Estada do 27 (Vicinal Adriano Pedro Assi, que liga a cidade a Sebastianópolis do Sul). Os serviços avançaram nos últimos dias e entram agora em uma das últimas etapas, que é a pavimentação da pista.
No total, as obras devem custar R$ 1.094.608,75 por meio de recursos conquistados pelo prefeito Jorge Seba (PSDB), junto ao deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil). Serão cerca de 4,2 km de ciclovia, entre a rotatória de entrada de Votuporanga e o cruzamento com a linha férrea.
Assim que assumiu a construção, a empresa Obras e Serviços Fator S/A deu celeridade aos trabalhos e já executou boa parte do projeto, que terá pista bidirecional e largura de 3 metros, com espaço também para caminhada e ponto de apoio com local apropriado para descanso dos ciclistas e manutenção das bicicletas. Concluída a fase de pavimentação, a obra estará com cerca de 95% do projeto executado, faltando apenas a pintura de solo e o plantio de grama.
Polêmica A construção da Ciclovia na Estrada do 27, no entanto, nem sempre caminhou com celeridade. Antes da atual responsável pela obra assumir, a Prefeitura precisou rescindir o contrato com a empresa Parcom Construtora e Incorporadora Ltda, por conta de irregularidades nos trabalhos.
De acordo com o processo administrativo, o contrato foi firmado com a empresa no dia 18 de abril, sendo que, no documento, constava a obrigatoriedade de a obra ser iniciada em até dez dias após a emissão da ordem de serviço. Acontece que a ordem foi emitida já no dia seguinte, mas, em pouco mais de dois meses o único serviço feito no local, segundo a Prefeitura, foi a instalação de uma placa de identificação da obra.
Por conta disso o contrato foi rompido e a segundo colocada no processo de licitação convocada para assumir a obra, o que aconteceu na primeira quinzena de agosto.
Justiça A decisão para o rompimento do contrato também está atrelada ao cumprimento de um acordo extrajudicial firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público, que previa a execução da obra em um prazo de 120 dias. A intervenção do MP em relação a Estrada do 27, aliás, já foi alvo de polêmica no início do ano após a proibição do tráfego de ciclistas e pedestres pelo local. Na ocasião, a promotora responsável pelo caso chegou a solicitar o empenho de força policial para garantir que a ordem de proibição do tráfego de ciclistas pelo local fosse garantida.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/10/ciclovia-na-estrada-do-27-comeca-a-ser-pavimentada-em-votuporanga-n74181
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco