O espaço faz parte do Projeto Integrador e tem o objetivo de estimular as crianças com recursos de neuroestimulação
O espaço faz parte do Projeto Integrador e tem o objetivo de estimular as crianças com recursos de neuroestimulação (Foto: Senac)
Da redação
Cinco estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Senac Votuporanga criaram uma sala terapêutica para as mais de 160 crianças atendidas mensalmente pelo Caps I (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) “Dr. Miguel Zeitune Leão”, localizado no bairro Jardim Residencial Dharma.
O espaço que é o único na cidade, faz parte do Projeto Integrador - atividade prática que marca a conclusão do curso e que tem como objetivo criar experiências de aprendizagem que se sustentem e se apliquem no “aprender fazendo” e no diálogo entre a sala de aula e a realidade do mercado de trabalho e da comunidade.
Com ênfase na saúde e bem-estar dos pacientes e familiares, as estudantes executaram o projeto pensando de forma terapêutica, com foco nos benefícios da saúde mental dessas crianças, a fim de estimular os pacientes com recursos de neuroestimulação para reabilitação psicossocial. A Sala Terapêutica integra atividades fisiomotoras, relaxamento e interação, com brinquedos educativos e materiais para desenho e pintura.
A iniciativa foi acompanhada pela coordenação do curso e realizada em etapas, desde pesquisas, reformulação do espaço com pinturas lúdicas nas paredes e distribuição de mobiliários, até a arrecadação de materiais e criação dos brinquedos.
“Os brinquedos foram criados com materiais recicláveis e de fácil acesso, com intuito de orientar os pais que eles podem e devem continuar esse apoio às crianças em casa e projetar espaços sensoriais e brinquedos em casa também”, explica Franciele Laurindo, docente do Senac Votuporanga.
Para as integrantes do grupo, Anieli Cristina, Luciana Comar, Maraína Oliveira, Renata Soares e Nicolli Ribeiro, participar do projeto foi uma experiência única. "Desenvolvemos maior autoconhecimento e empatia ao perceber a diferença que um ambiente acolhedor pode fazer na vida das crianças. Foi uma experiência enriquecedora, que nos permitiu crescer como indivíduos e como equipe", disseram.
Parcerias
Atualmente, mais de 160 crianças são atendidas pelo Caps I, sendo 85 com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que já são beneficiadas pelo novo espaço. O projeto foi viabilizado com o apoio da Santa Casa de Votuporanga, administradora do local em parceria com a Prefeitura.
“Este projeto é de extrema importância para a saúde e bem-estar das crianças, pois torna a espera mais tranquila e proporciona um ambiente onde elas podem se divertir e se desenvolver. Além disso, reforça o compromisso do Senac Votuporanga com o bem-estar da comunidade e demonstra o contínuo incentivo aos estudantes para desenvolverem iniciativas que beneficiem a sociedade. Projetos como este não apenas melhoram a qualidade de vida das pessoas atendidas, mas também fortalecem a empregabilidade dos egressos, preparando-os para serem profissionais mais completos e conscientes”, disse Eliane Godoi, gerente do Senac Votuporanga.
O Coordenador da Rede de Saúde Mental no município, Dr. Reinaldo Antônio de Carvalho, valoriza a parceria. "Essa participação é importante para os atendidos e para a formação dos profissionais envolvidos. O Transtorno do Espectro Autista, por exemplo, é uma condição médica que precisa de intervenções multifatoriais para estimular as crianças a conquistarem autonomia e independência para a vida, tanto no âmbito pessoal, quanto social".
Já a Secretária de Saúde, Ivonete Félix, destaca o impacto positivo do projeto na atenção psicossocial infantil. “No Caps Irealizamos acompanhamento com crianças e adolescentes que apresentam quadros de depressão, hiperatividade, autismo, entre outros transtornos, e este cuidado especial na acolhida desse público demonstra que estamos em constante evolução no aspecto humanização e qualidade dos nossos atendimentos”, completou.
O Projeto Integrador faz parte da conclusão do curso Técnico em Enfermagem do Senac Votuporanga, que tem um portfólio diverso de especializações na área da saúde, como o curso de Atendente de Farmácia, Cuidador de Idoso, Doula, entre outros.