Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/10/obras-de-desassoreamento-tiram-mais-de-1-5-mil-caminhoes-de-terra-da-represa-municipal-de-votuporanga-n74158 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Obras de desassoreamento tiram mais de 1,5 mil caminhões de terra da Represa Municipal de Votuporanga
Mais de 1,5 mil caminhões carregados de terra e sedimentos já foram retirados da Represa Municipal durante as primeiras fases da obra
Uma escavadeira realiza a retirada de sedimentos da Represa Municipal que já somaram mais de 1,5 mil caminhões de terra (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Mais de 1,5 mil caminhões carregados de terra e sedimentos já foram retirados da Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro” durante as primeiras fases da obra de desassoreamento. O prefeito Jorge Seba (PSDB), o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela, e o superintendente adjunto da autarquia, Luciano Passoni, visitaram o local para acompanhar os trabalhos nesta semana.
O desassoreamento da Represa teve início no ano passado com o levantamento batimétrico, que teve como objetivo determinar a profundidade da Represa Municipal e a sua capacidade atual de armazenamento. Nos últimos dias os trabalhos avançaram por meio do serviço feito com maquinário da Prefeitura nas margens da represa. A escavadeira realiza a retirada de sedimentos que são direcionados para uma área específica de erosão, próxima a Arena Plínio Marin, no 1º Distrito Industrial.
“Os trabalhos de desassoreamento aqui andam a passos largos. Já estamos com uma boa parta das margens da represa recuperadas e já retiramos mais de 1,5 mil caminhões de terra do local, propiciando, inclusive, o renascimento de algumas minas, fazendo com que a nossa represa possa ter caixa maior para essa reserva. Isso representa já um avanço, mas muito ainda temos que fazer e as máquinas não sairão daqui enquanto o projeto não estiver totalmente pronto”, disse o prefeito Jorge Seba.
A operação desencadeada até aqui revelou a quantidade de água disponível, com intenção de estabelecer a quantidade de sedimentos que devem ser retirados pela Saev Ambiental, e dessa forma aumentar a capacidade de reservar e fornecer água potável para a população. Também já foram captadas imagens áreas da represa, por meio de drones e outros equipamentos para avaliações necessárias sobre o local.
“Com o desassoreamento da represa de captação é possível aumentar a capacidade de armazenamento de água e, consequentemente, assegurar o abastecimento regular para as próximas décadas”, afirmou o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela.
A autarquia trabalha agora na contratação de uma empresa para a realização de serviços de remoção de sedimentos, só que desta vez o trabalho será focado exclusivamente no eixo da represa de captação de água, o que representa a limpeza da área central.
“Vale ressaltar ainda que todas as operações envolvendo este processo de desassoreamento da Represa Municipal estão sendo feitas com equipamentos da mais alta tecnologia, que possibilita que o trabalho seja realizado de maneira segura e benéfica para o meio ambiente”, ressalta o superintendente da Saev Ambiental.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/10/obras-de-desassoreamento-tiram-mais-de-1-5-mil-caminhoes-de-terra-da-represa-municipal-de-votuporanga-n74158
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco