Atual chefe de Gabinete da Presidência da Alesp e diretora do ILP conta um pouco sobre sua trajetória
Karina do Carmo tem sua história de vida construída com muito estudo e dedicação pelo trabalho
Formada em Direito e Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial, Karina do Carmo, 43, tem sua história de vida construída com muito estudo e dedicação pelo trabalho. Nascida em Votuporanga, uma das principais cidades da região noroeste paulista, começou a trabalhar aos 12 anos numa empresa de caminhões como organizadora de cadastro dos clientes. Aos 13 anos, agarrou a oportunidade de ser telefonista e não parou mais, até chegar a um dos postos de maior destaque no Estado: o de atual chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e também diretora do ILP (Instituto do Legislativo Paulista).
Filha mais nova de uma bordadeira e um caminhoneiro, Karina do Carmo aprendeu desde cedo que o trabalho é uma ferramenta para realizar sonhos. Desde muito cedo, já tinha seus objetivos traçados, entre eles fazer carreira como advogada. Ainda na juventude, sua vida profissional se cruzou com a do então empresário Carlão Pignatari, deputado e atual presidente da Alesp. Carlão a convidou para atuar na empresa que gerenciava à época e, em 2001, com a eleição de Pignatari para prefeito de Votuporanga, foi trabalhar com ele no Executivo, onde permaneceram até 2008.
Já em 2011, Carlão se elegeu deputado estadual e Karina o acompanhou para assessora-lo na Alesp, atuando nas diversas funções que ele desempenhou no parlamento paulista, como líder de bancada, líder de governo. Em março de 2021, Carlão, eleito presidente da Alesp, convidou Karina para o cargo de chefe de Gabinete da Presidência. O posto é um dos principais da Alesp. Coordena todas as atividades e equipes ligadas à Presidência, além de receber demandas de outros parlamentares e fazer toda a engrenagem da Alesp funcionar, o que inclui estruturas importantes como a Secretaria Geral Parlamentar e a Secretaria Geral de Administração.
Mas como sua vida foi calcada no trabalho, Karina do Carmo ainda assumiu, em paralelo, a direção do ILP, onde conduz importantes projetos. O principal deles é uma rede de colaboração com as Câmaras Municipais, para treinamentos, cursos e palestras. Atualmente, essa rede conta com 15 Câmaras Municipais , que em breve farão convênio com a Alesp ampliando as atividades e motivando a adesão por outras casas legislativas. Um dos objetivos futuros é tornar o ILP uma Escola Superior para ensinar sobre o processo legislativo.
Karina conta que, na carreira do Direito, os profissionais aprendem sobre os processos penal, civil, trabalhista, mas não sobre o processo legislativo. “Olha quantas Assembleias e Câmaras temos no nosso país? Essa questão de ensinar o processo legislativo é uma área que ninguém ocupa. O ILP pode ocupar essa área, se tornar uma Escola Superior e ensinar sobre essa atividade tão nobre que é o processo legislativo”, diz Karina do Carmo.
Atualmente, segundo ela, apenas 44 Câmaras Municipais no Estado têm escolas legislativas, porém quase nenhuma estão ativas. Na Alesp, o ILP acaba sendo uma referência para todos no Estado e no país. Em 2021, foram realizadas 85 atividades ao longo do ano, entre cursos, palestras e seminários. Com a pandemia da Covid-19, as atividades ganharam um importante aliado, que foi a internet. Antes, os cursos e palestras eram presenciais. Hoje, qualquer pessoa ao redor do mundo pode participar. O Youtube do ILP, por exemplo, está com mais de 7 mil inscritos, e em crescimento constante.
Em meio a tantos desafios, Karina se orgulha por ter conquistado respeito em um ambiente majoritariamente masculino, ainda é assim no mercado de trabalho em geral. Mas sua trajetória mostra que é possível encontrar esse espaço, romper barreiras todos os dias. Mulheres como ela, abrem caminhos para muitas outras. Abre caminho para uma outra realidade possível.
Educação legislativa
Outro projeto importante do ILP é o Parlamento Jovem. Por acreditar que a educação é um dos caminhos para o cidadão conhecer a política, Karina está desenvolvendo três faixas etárias para o projeto: o próprio Parlamento Jovem, o Parlamento Mirim, para crianças e adolescentes do ensino fundamental, e o Parlamento Universitário, para estudantes que já estão na graduação. “A política faz parte do nosso dia a dia. É importante que as pessoas saibam o que é política e como ela funciona”, afirma Karina. “A gente só vai conseguir isso com educação, inserir na formação das nossas crianças, adolescentes e jovens universitários”, completa a diretora do ILP.
Com tanta experiência, Karina do Carmo acredita que através da política é possível mudar para melhor o meio onde vive. “Tenho inúmeros exemplos onde a política foi fundamental para levar desenvolvimento e qualidade de vida. E acredito que ser político é uma missão”, disse ela, que é casada com o também advogado Leandro Vinicius, atual diretor do Procon de Votuporanga.