Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/em-abaixo-assinado-maes-pedem-aulas-remotas-ate-o-reforco-na-seguranca-das-escolas-de-votuporanga-n75559 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Em abaixo-assinado, mães pedem aulas remotas até o reforço na segurança das escolas de Votuporanga
A principal reivindicação é em relação às unidades da rede estadual de ensino
Um grupo de mães de alunos matriculados em escolas de Votuporanga iniciou a elaboração de um abaixo-assinado solicitando aulas remotas até que a segurança seja reforçada nas escolas da cidade. A principal reivindicação é em relação às unidades da rede estadual de ensino, mas atinge também algumas instituições municipais que estão passando por processo de reforma.
Cerca de 100 mães fazem parte do grupo e 55 delas já assinaram o documento, que deve ser encaminhado à Câmara Municipal e também à Diretoria Regional de Ensino. Traumatizadas com os recentes ataques a escolas, elas dizem não se sentirem suficientemente seguras para mandarem seus filhos para a aula.
“Nas escolas estaduais ainda não temos segurança nenhuma e nas municipais temos algumas escolas que ainda estão em reforma, então não têm toda a segurança necessária. Então, o que estamos pedindo é para que as aulas sejam on-line, assim como foi na pandemia, até quer tudo seja resolvido. Uma licitação leva 90 dias, mas a segurança nas escolas tem que ser para ontem”, disse Mariana Rubio de Lima Alves, mãe de uma aluna de 15 anos, que estuda na Etec, e outro de seis anos de idade, matriculado no CEM Narciso Pieroni.
É o que pensa também Silvia Roberto Moraes, mãe de uma estudante de 15 anos, matriculada na Estadual Sebastião Almeida Oliveira, o “SAO”. Apavorada com a situação, ela não tem mandado a adolescente para a escola e teme que isso prejudique o seu aprendizado.
“Minha filha não está indo para a escola por causa desse problema e eu estou muito preocupada. Estou aflita, angustiada e não consigo mandar ela para a escola. Nós vemos as coisas acontecendo lá fora e tememos que aqui aconteça o mesmo também. Não existe segurança nenhuma, os muros são muito baixos e gostaríamos que tivesse uma pessoa preparada, um segurança que pudesse ficar lá dentro com eles, com detector de metal, que vistorie as bolsas dos alunos, pois não tememos só o que pode vir de fora, mas o que está dentro das escolas também”, completou.
O mesmo grupo pede para que o prefeito Jorge Seba (PSDB) sancione o projeto aprovado pela Câmara Municipal para que a presença de segurança nas escolas de Votuporanga seja obrigatória.
Em suas redes sociais, o prefeito afirmou que, em uma resposta rápida e efetiva, 100% das escolas municipais já contam com agentes de segurança para a proteção dos alunos.
“Com a Atividade Delegada da Polícia Militar intensificamos o policiamento e ampliamos o programa Ronda Escolar, contando ainda com o suporte de nossos agentes de trânsito. Além disso, em Votuporanga, implementamos o Comitê de Segurança Escolar, que tem contribuído para garantir um ambiente ainda mais seguro para professores e alunos. Todas essas ações tornaram o programa Escola Mais Segura, implantado desde 2021, que contempla câmeras de monitoramento, botão do pânico para emergências e controle de acesso por biometria, referência no quesito de segurança escolar”, concluiu.
Procurado pelo A Cidade a respeito do abaixo-assinado feito pelas mães, o dirigente regional de ensino de Votuporanga, José Aparecido Duran Netto afirmou que a segurança está garantida em todas as escolas e que não existe a possibilidade de se implementar aulas remotas. Segundo ele, não há uma única escola na cidade com problemas de segurança.
“A segurança está garantida em todas as escolas. Não recebemos ameaças em nenhuma escola, não tem nenhuma escola que está sem segurança, portanto, não tem mais o que ser feito. Todos os muros estão acima de 2 metros, dentro do padrão FDE, aqueles que não estão estamos com o projeto para serem aumentados, mas não existe motivo para isso, nenhuma mãe procurou a Diretoria de Ensino e nem a escola. Não temos autorização do Conselho Estadual de Educação para aulas online e o que podemos garantir é que a segurança está sendo feita”, afirmou Duran.
Ainda segundo o dirigente de ensino, a Ronda Escolar foi intensificada e a Polícia Militar está garantindo a segurança nas escolas do Estado.
“Temos o aplicativo da polícia com o botão de pânico, um grupo de WhatsApp com a vizinhança escolar com todo o comando da polícia e o policial que atende aquelas unidades e o governo do Estado está fazendo a contratação de psicólogos para atuar junto aos alunos que estão precisando desse tipo de atendimento”, concluiu.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/em-abaixo-assinado-maes-pedem-aulas-remotas-ate-o-reforco-na-seguranca-das-escolas-de-votuporanga-n75559
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco