Uma lesão que pode parecer inofensiva pode desencadear um problema grave de saúde
Uma lesão que pode parecer inofensiva pode desencadear um problema grave de saúde (Foto: Santa Casa de Votuporanga)
Você sabia que quem tem Diabetes deve ficar atento a feridas ou outros problemas que surgem nos pés? Uma lesão que pode parecer inofensiva pode desencadear um problema grave de saúde.
As enfermeiras do Grupo de Curativos da Santa Casa de Votuporanga, Luísa Marangoni Arantes e Luciana Mitiko Hentona, falaram mais sobre a Diabetes e suas consequências. “Diabetes é o nível alto de açúcar no sangue e pode se desenvolver de duas formas: tipo um, caracterizada pela diminuição ou não produção de insulina no organismo e a tipo 2, quando o paciente possui resistência de produção de insulina”, disseram.
Os sintomas no geral são: sede excessiva, perda de peso, fadiga, fraqueza, cansaço, mudança de humor, náuseas e vômitos.
A patologia pode causar neuropatia diabética, quando há deficiência dos nervos. “O paciente perde sensibilidade principalmente nas pontas dos dedos do pé e mão, onde ocasiona o maior índice de lesão. Também existe dificuldade de cicatrização”, complementaram.
Como tratar um pé diabético?
O tratamento do pé diabético deve ser feito com a orientação de um médico especialista, que irá definir o tratamento em função do tipo e da gravidade da lesão. Pode envolver o uso de antibióticos, pomadas, curativos e, em casos mais graves, cirurgias. O grau de gravidade é determinado pela dificuldade na cicatrização.
Sobre o Grupo de Curativos
O grupo atende os pacientes que necessitam da avaliação e utilização de curativos, sejam eles para o tratamento e/ou prevenção de lesões de pele, incluindo para pés diabéticos. A equipe assiste os pacientes internados nas alas e também atua no ambulatório de curativos, convênios e particulares.
Além disso, também tem o intuito de aprimorar e qualificar o atendimento e capacitar o assistido e/ou familiar nos cuidados com as lesões de pele para juntos obterem um resultado mais rápido e eficaz. O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h18, com prévio agendamento, que pode ser feito via telefone 3405-9133, ramal 2390.
Além de fazer o tratamento adequado, o diabético deve tomar alguns cuidados:
- Cortar as unhas dos pés
- Escolher sapatos confortáveis (evitar sapatos com pontas finas e apertados).
- Manter os pés sempre aquecidos
- Evitar andar descalço e não retirar calos ou cutículas
Como prevenir um pé diabético?
Com pequenos cuidados de higiene diários pode-se prevenir a formação de ulcerações, são eles:
- Lavar os pés diariamente com água morna e sabonete neutro, secando-os bem com uma toalha macia antes de vestir meias ou sapatos. Não esqueça de secar entre os dedos!
-Mantenha os pés sempre hidratados
-Monitore a glicemia, porque os níveis altos fazem o sangue ter mais dificuldade de chegar às extremidades do corpo, inclusive os pés.
-Mantenha o peso ideal
-Tenha uma rotina diária de exercícios para as pernas como elevações, fortalecimento da panturrilha e caminhadas