Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/votuporanga-se-aproxima-dos-300-casos-de-dengue-n75388 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Votuporanga se aproxima dos 300 casos de dengue
Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta para o risco de uma nova epidemia da doença, mas números ainda estão controlados
As ações de prevenção iniciadas ainda no ano passado evitaram, até o momento, uma epidemia e o número de casos ainda é baixo (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Votuporanga se aproxima da marca de 300 casos de dengue. Levantamento feio pelo A Cidade junto à secretaria municipal da Saúde aponta que, até o momento, 242 votuporanguenses já contraíram a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e outros 411 casos estão sob investigação.
Os números surgem em meio a um alerta da secretaria Estadual de Saúde para o risco de uma nova epidemia de dengue e com sintomas ainda mais graves. As ações de prevenção, no entanto, iniciadas ainda no ano passado, evitaram que a previsão se confirmasse e o número ainda é considerado baixo.
O período chuvoso combinado com as temperaturas elevadas, no entanto, já deram sinais de que o novo ciclo da doença pode estar próximo. Prova disso é que o índice de infestação de larvas pela cidade está bem acima do considerado “normal”, o que levou a Vigilância Ambiental da Prefeitura de Votuporanga a adotar novas medidas preventivas.
Neste momento, seguem sendo realizadas as ações rotineiras de controle e prevenção, com visitação casa a casa e bloqueio por meio do controle do Aedes aegypti na residência do suspeito e próximo aos casos suspeitos e pulverização em casos confirmados, bem como já foi acionado o projeto “Votuporanga contra o Aedes Aegypti”, que reforça as ações de combate ao mosquito transmissor da doença aos finais de semana.
Sintomas Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também transmite Chikungunya e Zika e todos os sintomas são semelhantes. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais clássicos são: febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.
A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.
Prevenção Como todos sabem, a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do mosquito. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/04/votuporanga-se-aproxima-dos-300-casos-de-dengue-n75388
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco