Unidade do hospital votuporanguense foi completamente remodelada e equipada com tecnologia de ponta e foco na humanização
A Santa Casa de Votuporanga realiza hoje uma cerimônia festiva para celebrar a reinauguração da UTI Geral (Foto: Santa Casa)
Da redação
A Santa Casa de Votuporanga agendou para esta sexta-feira (20), às 18h, a cerimônia de reinauguração da nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Geral do hospital. O ato será realizado no Espaço Unifev Saúde e celebra um marco para o atendimento intensivo da região, com a ampliação de dez para 20 leitos, beneficiando pacientes de 53 cidades da região.
O projeto contempla uma expansão de 543 metros quadrados e contou com um investimento de mais de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado, conquistado com o intermédio do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB).
“Estou feliz em ver mais uma obra em fase de conclusão. Sempre trabalhei em parceria com a Santa Casa de Votuporanga, para trazer recursos e investimentos, e essa ampliação da UTI é especial, porque vai atender pacientes daqui e de toda a região. Fico agradecido pelo empenho de todos da Santa Casa para realizar mais essa ação”, afirmou o deputado em recente visita ao hospital.
Com uma estrutura moderna, equipada com tecnologias avançadas e desenhada para promover maior conforto e segurança, a nova UTI trará uma abordagem humanizada e eficiente ao cuidado dos pacientes em estado crítico. A unidade conta com uma equipe multiprofissional especializada disponível 24 horas por dia, pronta para garantir a qualidade e a precisão do atendimento.
Entre as inovações tecnológicas, destaca-se o sistema completo de vigilância de sinais vitais, que, por meio de uma central de monitoramento, permite acompanhar ininterruptamente os parâmetros vitais dos pacientes, proporcionando informações claras e precisas para uma rápida e segura tomada de decisões.
Outro avanço é a central de monitoramento de bombas de infusão, que exibe simultaneamente os valores numéricos de todos os pacientes, incluindo informações sobre a infusão de medicamentos e alarmes em tempo real, garantindo maior segurança na administração de tratamentos críticos.
De acordo com o hospital, UTI foi projetada com foco na humanização, oferecendo três leitos suíte equipados com TV a cabo, frigobar, Wi-Fi e sofá-cama para maior comodidade dos pacientes e seus acompanhantes. Os 15 leitos com divisórias asseguram privacidade durante o tratamento, enquanto doi leitos com antessalas oferecem ambientes mais reservados.
Para reforçar a segurança, cada leito conta com um carrinho de medicação à beira do leito, permitindo maior precisão na administração dos medicamentos. Um diferencial importante desta nova unidade é a automação das portas e torneiras, que torna o ambiente mais funcional e higiênico.
Além disso, pensando no bem-estar dos pacientes, a UTI foi projetada com janelas para permitir a entrada de luz natural. Esse detalhe é essencial em um ambiente onde, muitas vezes, os pacientes perdem a noção de tempo e espaço, ajudando a trazer uma maior sensação de conforto e contato com o mundo externo.