Espaço foi cedido e está sendo reformado pela universidade para atender pacientes com sintomas de Dengue e desafogar unidades de saúde
Jorge Seba e Celso Penha vistoriaram as obras ao lado da secretária da Saúde Ivonete Félix e o vice-prefeito Luiz Torrinha (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
O prefeito Jorge Seba (PSD) e o diretor-presidente da FEV (Fundação Educacional de Votuporanga), Celso Penha Vasconcelos, visitaram ontem as obras de reforma do ambulatório para atendimento de pacientes com sintomas de Dengue, o popular “Dengário”, que irá funcionar no antigo Consultório Municipal da Vila Paes. O espaço foi cedido e está sendo reformado pela universidade, em mais uma ação de responsabilidade social, e depois será mantido pela Prefeitura, para atender pacientes com sintomas de Dengue e desafogar as unidades de saúde do município.
A expectativa é de que as obras sejam concluídas já nos próximos dias para que a unidade possa ser equipada e entre em funcionamento a partir do dia 3 de fevereiro. O Dengário será gerenciado pela Santa Casa de Votuporanga e coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde.
“A Unifev nos cedeu gentilmente esse espaço e venho aqui agradecer o Celso Penha, nosso diretor-presidente, e também o Osvaldo Gastaldon, reitor da Unifev, por essa parceria. Estamos aqui todos fazendo a nossa parte e gostaria de pedir para a população que faça também a sua parte, vistoriando suas casas e eliminando criadouros do mosquito, para que a gente possa diminuir sensivelmente os índices da Dengue que nos preocupam muito.
Na nova unidade de saúde serão atendidos todos os pacientes com sintomas de Dengue, com a disponibilidade de semileitos e hidratação dos pacientes. No ano passado, durante o ápice da epidemia no município, o Dengário chegou a ser ativado, só que de forma improvisada, no Consultório Municipal “Josephina Pirotello Pesciotto”, conhecido como Dona Nina, ao lado do Hospital do Pozzobon.
Na ocasião, mais de mais de 15 mil pessoas foram atendidas no local, uma média de 3,7 mil atendimentos por mês. Para isso, porém, todos os pacientes atendidos cotidianamente na unidade de saúde precisaram ser transferidos, temporariamente, para o Consultório do Parque das Nações, o que provocou uma série de transtornos.
Agora, nesta parceria com a Unifev, o objetivo é atender ao maior número de pessoas possível, desafogando as demais unidades de saúde que estão sofrendo com a superlotação nos últimos dias, sem provocar tantos transtornos.
“As instalações aqui já estão sendo praticamente finalizadas para que a partir do dia 3 de fevereiro a população possa utilizar desse espaço. A gente reforça, mais uma vez, para que todos cuidem de seus quintais para que possamos utilizar essa unidade pela menor quantidade de tempo possível”, destacou Celso Penha.
Além do prefeito Jorge Seba e de Celso Penha a visita foi acompanhada também pelo reitor da Unifev, Osvaldo Gastaldon, pelo vice-prefeito Luiz Torrinha e pela secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix, além de colaboradores da universidade.