Prefeitura diz que danos devem ser denunciados pelo 190 da PM ou para o telefone da ouvidoria municipal (0800-770-3590)
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Com quase dois meses de inauguração, o obelisco Marco Zero – Reconhecimento aos Pioneiros já não tem mais as quatro lâmpadas que iluminavam a obra. Quem passa pelo local pode notar que os objetos foram arrancados e até danificados.
A assessoria de imprensa da Prefeitura alegou que não pode afirmar que os danos foram cometidos por vandalismo, mas também não foi uma ação do Poder Público.
O Departamento de Energia Elétrica já adquiriu as novas lâmpadas e aguarda apenas o fornecimento de uma grade de proteção que está sendo confeccionada para instalação.
A Prefeitura entende como ação de extrema importância a colaboração por parte da população em ajudar a coibir atos de vandalismo, que é um crime previsto em lei, sujeito a multas e detenções.
A ação de vândalos em qualquer local, público ou particular, deve ser denunciada para a Polícia Militar no 190. No entanto, a Prefeitura também coloca à disposição da população o telefone da Ouvidoria Municipal (0800-770-3590) por onde podem ser registradas denúncias e explica que a Atividade Delegada é uma das formas aplicadas para coibir essa prática.
Obra
Foram investidos R$ 51 mil na construção do obelisco, onde foram gravados mais de 300 nomes de moradores considerados pioneiros de Votuporanga. A inauguração aconteceu no dia 8 de agosto, quando o município completou 77 anos de fundação.
Os nomes foram selecionados por uma comissão criada através de Decreto Municipal. São considerados pioneiros os moradores e suas respectivas famílias que se estabeleceram em Votuporanga entre os anos de 1937 e 1945 – período entre a criação do Município e a instalação da Comarca – contribuindo para o seu desenvolvimento.