Vereador quer instauração de procedimento com intuito de investigar se as podas cumpriram com o que determina a legislação em vigor
Karolline Bianconi
O vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, enviou ofício ontem para o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, cobrando providências sobre a poda de árvores na sede da Secretaria de Assistência Social. O mesmo prédio abriga o CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) “Altino Regiani”, e está localizado na avenida João Gonçalves Leite.
Ele solicita instauração de procedimento com intuito de investigar se as podas realizadas nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social e em suas calçadas cumpriram com o que determina a legislação em vigor. “Caso seja comprovado o descumprimento da lei, solicito que sejam tomadas as devidas providências legais e cabíveis”, falou.
Ele argumenta que nesta época do ano a temperatura da cidade passa dos 30º, e uma das principais iniciativas da administração pública é plantar e incentivar o plantio de árvores no perímetro do município, pois contribui com a umidade do ar, sombras e ameniza o calor. “A poda está regulamentada por lei e os infratores que promovem ações ilegais devem ser punidos com multa”, destacou.
Versão da Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura. O setor responsável pela manutenção paisagística realizou uma poda de correção nas árvores para evitar a erradicação. Visualmente a poda tem aspectos de drástica, porém, é corretiva. A partir desta ação as árvores serão devidamente monitoradas e, caso não se desenvolvam corretamente, serão substituídas.
A Saev Ambiental informa que foi consultada previamente e sugeriu a poda corretiva na tentativa de não extrair a árvore que estava parcialmente condenada devido a falta de manutenção por um longo período. A autarquia alerta ainda que podas deste tipo só podem ser feitas mediante consulta ao órgão, assim como os procedimentos de erradicação.