Abalo sofrido após a Copa começa a ser superado, devido à intenção do consumidor de gastar mais no final do ano
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A partir de hoje, falta dois meses para o Natal. A época é para muitas pessoas a mais esperada do ano. Além de estarem mais sensíveis, há o grande desejo de presentear familiares e amigos.
Pela cidade, os comerciantes já se mobilizam e esperam neste final de ano poder vender 5% a mais em relação à mesma época em 2013. A estimativa foi passada pelo presidente da ACV (Associação Comercial de Votuporanga), Márcio Henrique Ramalho Matta.
Segundo ele, a crise depois da Copa fez com que o consumidor se estabilizasse financeiramente primeiro para começar a gastar no final do ano - no caso, no Natal.
“O reflexo nos últimos 10 meses não foi tão bom e os comerciantes estão otimistas para dezembro. Todos os setores estão começando a melhorar”, falou.
Ele também acredita que neste fim de ano, o comércio contrate aproximadamente 550 trabalhadores temporários.
Matta contou que a entidade tem oferecido capacitação aos comerciantes, através de palestras do Sebrae, consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), consultoria jurídica, certificação judicial, além da contratação de um profissional de Recursos Humanos para auxiliar os comerciantes. Na segunda quinzena de novembro será lançada oficialmente a campanha de Natal da ACV, onde um carro e uma moto 0Km, além de 20 vale-compras no valor de R$ 500, serão sorteados aos consumidores.
Estoque cheio; 10 funcionários a mais
Como existe uma grande expectativa de poder vender mais no final do ano, as lojas já estão preparadas desde o começo do semestre para atender a clientela. Faltando dois meses para a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, pelas vitrines são vistos papais-noéis em várias poses e estilos, pisca-piscas e pinheiros.
No Doidão Variedades, as compras para abastecer o estoque começaram a ser feitas em julho deste ano, tudo pensado na maior possibilidade de compra do consumidor. O diretor de marketing, Eddy Luiz, contou também que para atender a demanda de final de ano, 10 pessoas foram contratadas.
As novidades para este Natal são os pisca-piscas, que agora são de luzes led. Os enfeites variam, começando por R$ 0,70 até os mais altos valores. Na manhã de ontem, a rede inaugurou a Doidão Decor, estabelecimento destinado a oferecer decoração ornamental, arranjos, telas, etc. O espaço também oferece produtos natalinos.
Decoração da Prefeitura
Em relação à decoração natalina apresentada pela Prefeitura, a Secretaria da Cultura e Turismo informou que uma reunião para organizar e definir os detalhes será feita na próxima semana.