As cinco cirurgias mais realizadas são cesariana; retirada de tecido desvitalizado; cirurgia de ortopedia; cirurgia geral e retirada de vesícula
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Santa Casa de Votuporanga realizou até setembro, 7.533 cirurgias, entre SUS (Sistema Único de Saúde, convênios e particulares, uma média de 837 por mês, em todo o ano passado, foram 8.024, aproximadamente 668 mensalmente.
O aumento com relação ao ano passado deve ser de 25% no final do ano. Crescimento que é administrado com cuidado pela instituição para não ultrapassar os recursos disponíveis. É importante lembrar que a cada R$100 de um procedimento realizado por meio do SUS, o hospital recebe R$60 e precisa arcar com o restante por meio de eventos e parcerias com a população. Além disso, a equipe procura usar bem os materiais, evitando desperdício.
As cinco cirurgias mais realizadas são cesariana; retirada de tecido desvitalizado; cirurgia de ortopedia; cirurgia geral e retirada de vesícula.
As especialidades cirúrgicas atendidas são: Cardiovascular; Geral; Plástica; Torácica; Vascular; Gastrointestinal; Ginecologia e Obstétrica; Oftalmológica; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Pediátrica; Proctologia; Urológica; e Mastologia.
A Santa Casa é referência para 17 municípios em assistência de média complexidade e para alta complexidades é referência para 53 municípios das regiões de Votuporanga, Fernandópolis Jales e Santa Fé do Sul, alcançando uma população de quase 500 mil habitantes.
As cirurgias realizadas são autorizadas pelas unidades de saúde dos pacientes, no caso do Sistema Único de Saúde. No caso de assistência na saúde suplementar o beneficiário segue a regra de cada convênio.